Mobilizando saberes de Ciências da Natureza da BNCC a partir de oficinas didáticas para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.61944

Palavras-chave:

Continuing Training. Three Pedagogical Moments. Science teaching.

Resumo

Este artigo apresenta estudos referentes ao desenvolvimento de Oficinas Didáticas de Ciências da Natureza como parte do Programa de Formação Continuada: Ensino de Ciências nos Anos Iniciais a partir da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de um estudo de caso, que trabalhou com um grupo específico de docentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir do planejamento e dos registros no Diário de Bordo da equipe que elaborou e executou a proposta das oficinas e de questionários aplicados aos docentes participantes. Como resultados constatamos que as Oficinas Didáticas foram avaliadas positivamente pelo grupo devido abordagem metodológica utilizada e as ações colaborativas e interativas dos encontros. Em relação aos dezesseis Objetos do Conhecimento (OC) apresentados pela BNCC para esta área, apenas um deles não foi considerado totalmente importante pelo grupo, já em relação a sua aplicabilidade em sala de aula, e a Unidade Temática (UT) Vida e Evolução contabilizou o menor índice de OC trabalhados até o momento da pesquisa pelos docentes em suas turmas de anos iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha.

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências.  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4 ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federal do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 05 mar.2018.

BRASIL. Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 fev. 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Parecer nº 11, de 7 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, 2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6324pceb011-10&Itemid=30192. Acesso em: 23 mar. 2018.

BRASIL. Lei nº 2.796, de 4 de abril de 2013. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobrea formação dos profissionais da educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2013. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30037356/do1-2013-04-05-lei-n-12-796-de-4-de-abril-de-2013-30037348. Acesso em: 10 de jul.2017.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação- PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 05 de fev. 2018.

BRASIL. Portaria nº 592 de 17 de junho de 2015. Institui Comissão de Especialistas para a Elaboração de Proposta da Base Nacional Comum Curricular. Diário Oficial da União, Brasília, 2015. Disponível em: http://www.editoramagister.com/legis_26906831_PORTARIA_N_592_DE_17_DE_JUNHO_DE_2015.aspx. Acesso em: jul. 2017.

BRASIL. Portaria nº 790 de 27 de julho de 2016. Institui o Comitê Gestor da Base Nacional Curricular Comum e reforma do Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 2016. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/21776972. Acesso em: jul. 2017.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-dabncc. Acesso em: dez. 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZ EMBRODE2017.pdf. Acesso em: jan. 2018.

CARVALHO, A. M. P. (org.). Formação continuada de professores: uma releitura das áreas do cotidiano. 2 ed. São Paulo: Cengage, 2017.

CÁSSIO, F. Participação e participacionismo na construção da Base Nacional Comum Curricular. Nexo Jornal, São Paulo, 2017. Disponível em: www.nexojornal.com.br/ ensaio/2017/Participação-e-participacionismo-na-construção-daBase-Nacional-Comum-Curricular. Acesso em: 20 mai. 2018.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 8 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2018.

COMPIANI, M. Comparações entre a BNCC atual e a versão da consulta ampla, item Ciências da Natureza. Ciências em Foco, v. 11, n. 1, p. 91-106, 2018.

DANTAS, R. S.; MARTINS, A. F. P. Ensino de ciências nos anos iniciais: problemas enfrentados por estudantes de Pedagogia da UFRN. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas, 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FLORES, J. F.; FILHO, J. B. da R.; SAMUEL, L. R. S. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais e a Formação Continuada de Professores em Ambientes Virtuais Colaborativos. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 289-313, 2015.

IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Trad.: Juliana dos Santos Padilha, Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? São Paulo: Cortez, 2010.

LONGHINI, M. D. O Conhecimento do Conteúdo Científico e a Formação do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 13. n. 2, p. 241-253, 2008.

MOURA, N. A. de; SILVA, J. B. da; SANTOS, E. C. dos. Ensino de Biologia Através da Ilustração Científica. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 25, p. 194–204, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20714. Acesso em: 14 dez. 2022.

NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente. Lisboa: Dom Quixote, 1991.

NUÑEZ, I. B.; DIAS, M. A. S. Os conteúdos das Ciências Naturais: uma dimensão esquecida na formação docente para o ensino das primeiras séries do ensino fundamental. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 17., 2005, Belém. Anais [...]. Belém: EDUFPa, 2005.

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. O conhecimento disciplinar docente para ensinar ciências naturais: reflexões para a formação inicial de professores. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 26, n. 2, p. 10–37, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/35881. Acesso em: 14 dez. 2022.

OVIGLI, D. F. B.; BERTUCCI, M. C. S. A formação para o ensino de ciências naturais nos currículos de pedagogia das instituições públicas de ensino superior paulistas. São Carlos: PPGE/UFSCar, 2009.

PEREIRA, J. C.; TEIXEIRA, M. R. F. Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: slogan ou realidade no cotidiano escolar? Debates em Educação, v. 11, n. 24, mai./ago. 2019.

PEREIRA, M. Z. da C.; ALBINO, A. C. A. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): história e precedentes para pensar o currículo nacional, multifaces da pesquisa em educação. 1 ed. João Pessoa: UFPB, 2015.

POSSEBON, N. B. O que me auto transforma pedagoga? Um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisa. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciência: do cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Armed, 2009.

RICHETTI, G. P. O enfoque CTS no curso de Pedagogia: problematizando o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 2, p. 297-321, maio/ago. 2018.

ROCHA, M. B. Contribuições dos textos de divulgação científica para o ensino de Ciências na perspectiva dos professores. Acta Scientiae, Canoas, v. 14, n. 1, p. 132-150, jan./abr. 2012.

ROSA, C. W. et al. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p. 357-368, 2007.

ROSA, M. D. A. O livro didático, o currículo e a atividade dos professores de Ciências do Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia, v. 1, n .1, jan./abr., 2018.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, nov. 2015.

SILVA, S. G.; ALLEMAND, C. M. F.; OLIVEIRA, A. C.; CÓSSIO M. F. Políticas Educacionais: aproximações entre Ensino Médio, EJA e Educação Profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1, jan./mar. 2017.

YIN, R. K. Estudo de Caso- Planejamento e Métodos. Trad.: Daniel Grassi. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.

YIN, R. K. Pesquisa Quantitativa do Início ao Fim. Trad.: Daniel Bueno; Revisão Técnica: Dirceu da Silva, Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2023-03-03

Como Citar

DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI, V. .; NUNES SEPEL, L. M. Mobilizando saberes de Ciências da Natureza da BNCC a partir de oficinas didáticas para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202323, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.61944. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/61944. Acesso em: 18 nov. 2024.