Mobilizando saberes de Ciências da Natureza da BNCC a partir de oficinas didáticas para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.61944Palavras-chave:
Continuing Training. Three Pedagogical Moments. Science teaching.Resumo
Este artigo apresenta estudos referentes ao desenvolvimento de Oficinas Didáticas de Ciências da Natureza como parte do Programa de Formação Continuada: Ensino de Ciências nos Anos Iniciais a partir da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de um estudo de caso, que trabalhou com um grupo específico de docentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir do planejamento e dos registros no Diário de Bordo da equipe que elaborou e executou a proposta das oficinas e de questionários aplicados aos docentes participantes. Como resultados constatamos que as Oficinas Didáticas foram avaliadas positivamente pelo grupo devido abordagem metodológica utilizada e as ações colaborativas e interativas dos encontros. Em relação aos dezesseis Objetos do Conhecimento (OC) apresentados pela BNCC para esta área, apenas um deles não foi considerado totalmente importante pelo grupo, já em relação a sua aplicabilidade em sala de aula, e a Unidade Temática (UT) Vida e Evolução contabilizou o menor índice de OC trabalhados até o momento da pesquisa pelos docentes em suas turmas de anos iniciais.
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