O CONCEITO DE CRIATIVIDADE DOCENTE

demandas urgentes para tempos de ausências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54574

Palavras-chave:

Criatividade Docente, Autoformação, Reinventar a escola, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

O conceito de criatividade docente e a imposição para uma reinvenção da escola e de seus profissionais no contexto atual é o ponto de partida deste artigo. Na primeira parte, será apresentado o conceito de criatividade docente como espaço de escuta e reflexão, constructo teórico parte do produto da tese de doutoramento de uma das autoras, o qual busca compreender os processos autoformativos docentes e de que forma a criatividade docente se vê favorecida quando este vivência espaços de formação nos quais a escuta e reflexão se fazem presentes. Na segunda parte, será discutido o contexto educacional pandêmico, vivido em escala mundial no ano de 2020 e as demandas oriundas pela reinvenção da escola e de seus docentes. Serão abordadas as estratégias para sua continuação a partir de modelos virtualizados/ não presenciais já existentes bem como do recém criado ensino remoto emergencial. Serão evidenciados alguns pontos de tensão em relação às novas estruturas gestadas e nas ressignificações oriundas do que se entende aqui como virtualidade da sala de aula e do trabalho docente. A necessidade de ser professor, mesmo que na adversidade, gestou espaços de criação muitas vezes pouco favoráveis para muitos docentes. A busca por respostas criativas desses profissionais, que muitas vezes se apresentam como “gambiarras pedagógicas” despontam como fatores que comprovam a urgência da discussão acerca da criatividade como temática formativa docente. Como finalização das análises, levantam-se maneiras de a criatividade estar presente mesmo quando em contextos adversos.

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Biografia do Autor

Camila Vieira, Colégio Pedro II, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba e Professora de Artes Visuais do Colégio Pedro II.

Silvia Gabrielle Braz Coimbra, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora da Educação Infantil na Rede Privada de Ensino na Zona Sul do Rio de Janeiro.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

VIEIRA, C.; COIMBRA, S. G. B. . O CONCEITO DE CRIATIVIDADE DOCENTE: demandas urgentes para tempos de ausências. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 884–896, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54574. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/54574. Acesso em: 20 dez. 2024.

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