DA ESCOLA NO PARA A DO CAMPO NO BREJO PARAIBANO, FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E QUALIDADE DOS SERVIÇOS: O QUE PODEMOS FAZER?

Autores

  • Nilvania dos Santos Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Caline Alexandre da SILVA Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/Pedagogia

Palavras-chave:

Educação Rural. Brejo Paraibano. Formação

Resumo

Este artigo decorre de experiências de pesquisa e de extensão desenvolvidas por integrantes do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR) Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Partimos um levantamento (PIVIC/ PIBIC, 2011/2012) estudando como programas e projetos contribuir para mudanças no nível dos serviços educacionais ofertados nas escolas rurais da Microrregião do Brejo Paraibano. Ao mesmo tempo buscamos desenvolver ações de extensão junto aos profissionais de educação que nestas instituições, de forma subsidiar a adoção uma pedagogia calcada na Educação do Campo. Assim, nos embasamos em dados advindos do diagnóstico – via observação, entrevista e análise documental – de aspectos que permeavam a adoção e implantação de programas no/do rural. A análise qualitativa nos permitiu entender, por exemplo, como a adoção de material didático adotado via programas - como o da Escola Ativa e os da Coleção Girassol: Saberes e Fazeres do Campo – podem facilitar ou dificultar a prática educativa nestes espaços escolares. Também percebemos como os serviços educacionais podem melhorar com fomentos advindos de programas como o PDDE Campo e o PROINFO. Com isso construímos uma base para planejar, desenvolvermos, desde 2011, ações de extensão voltadas para a formação continuada destes profissionais que atuam no espaço rural do Brejo Paraibano, como seminários e cursos de extensão, com financiamento do PROEXT, sempre buscando oferecer aos participantes subsídios para que posam compreender e agir de forma a possibilitar aos alunos uma valorização da identidade da vida do sujeito da escola rural.

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Biografia do Autor

Nilvania dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no período de julho de 2003 até abril de 2010. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, Campus III - Bananeiras, lotada no Departamento de Educação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento (em particular temas ligados ao processo de ensino-aprendizagem, formação moral, desenvolvimento humano), articulando com a Educação do Campo.

Ana Caline Alexandre da SILVA, Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/Pedagogia

UFPB/Discente do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

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Publicado

15.11.2013

Como Citar

SILVA, N. dos S.; SILVA, A. C. A. da. DA ESCOLA NO PARA A DO CAMPO NO BREJO PARAIBANO, FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E QUALIDADE DOS SERVIÇOS: O QUE PODEMOS FAZER?. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 23–37, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/17222. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas