Caminhos da abordagem do poema em sala de aula

Autores

  • José Hélder Pinheiro Alves

Palavras-chave:

Poesia, ensino de literatura, formação do leitor, livro didático, leitura oral

Resumo

O artigo discute procedimentos adotados por livros didáticos na abordagem do poema, aponta exemplos de obras que trazem uma proposta de trabalho voltada para a sensibilização do leitor, bem como chama a atenção para a importância da leitura oral do poema como instrumento didático-pedagógico na formação de leitores. São acionados, para fundamentar a importância da leitura oral, as reflexões de Dufrenne (1969) e Zumthor (1977). São apontados alguns procedimentos para a leitura do texto literário no nível fundamental e médio buscando fugir de uma tradição interpretativa que não leva em conta o horizonte de expectativas do leitor jovem. As perspectivas de abordagem do poema defendidas no artigo estão articuladas a documentos mais recentes, como as Orientações Curriculares Nacionais (2006) e as Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2007).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAJAR, Elie. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 1994.

BEZERRA, Maria Auxiliadora e DIONÍSIO, Ângela Paiva. O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001 BOSI, Alfredo. Céu, Inferno. 2. Ed. São Paulo:Duas Cidades/Editora 34., 2003.

BRAGATO FILHO, Paulo Pela leitura literária na escola de 1º grau. São Paulo: Ática,1995.

BUZEN, Clécio e MENDONÇA, Márcia. Português no ensino médio e formação de professor. São Paulo: Parábola, 2006.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVII. Tradução: Mary Del Priori. Brasília: Editora da UnB, 1999.

CITELLI, Beatriz. Produção e leitura de textos no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2001.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Poesia na Escola. São Paulo: Discubra, 1976.

DUFRENNE, Mikel. O poético. Trad. Luiz A. Nunes e Reasylvia K. de Souza. Porto Alegre: Editora Globo, 1969.

MICHELETTI, Guaraciaba (coord). Leitura e construção do real. São Paulo: Cortez, 2006.

MORIN, Edgar. Amor Poesia Sabedoria. Trad. Edgard de A. Carvalho. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1998.

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica., 2006.

PINHEIRO, Hélder (org.). Pássaros e bichos na voz de poetas populares. Ilustrações de Antônio Lucena. Campina Grande: Bagagem, 2004.

_________. Poesia na sala de aula. 3. ed. ampliada. Campina Grande: Bagagem, 2007.

REFERENCIAIS CURRICULARES DA PARAÍBA. João Pessoa: Secretaria de Educação, 2006.

RESENDE, Vânia Maria. Literatura infantil & juvenil: vivências de leitura e expressão criadora. São Paulo: Editora Saraiva, 1993.

STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais de Poética. Trad. Celeste A. Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa P. Ferreira. São Paulo: Hucitec, 1997.

Downloads

Publicado

27.03.2010

Edição

Seção

Artigos do Dossiê