Chamada para submissão de textos: Número Temático (v. 18, n. 2)
A Revista Espaço do Currículo (REC) convida pesquisadoras/es a submeterem textos para o número temático “Foucault, Deleuze e Derrida curriculistas? Como pensamos, problematizamos e criamos currículos com ferramentas metodológicas e conceituais pós-estruturalistas (ou da filosofia da diferença)”, organizado por Maria Carolina da Silva Caldeira (UFMG) e Danilo Araujo de Oliveira (UFMA).
Ementa:
Em 2003, Tomaz Tadeu da Silva e Sandra Corazza escreveram o texto “Dr. Nietzsche, curriculista – com uma pequena ajuda do Professor Deleuze”. Com base nessa proposição, o autor e a autora buscavam provocar o campo curricular, mostrando como ideias desenvolvidas por Nietzsche (e exploradas por diferentes filósofos da diferença, como Foucault, Deleuze e Derrida) poderiam mobilizar o pensamento para analisarmos e produzirmos currículos que são marcados e atravessados pelos jogos de diferenças, pela problematização das verdades fixas e pelo perspectivismo. Passados mais de vinte anos da escrita desse texto, é notável como o campo do currículo se apropriou de aportes teóricos que se inspiram nos movimentos filosóficos desenvolvidos por Nietzche, como as relações de força e poder, os processos de produção dos indivíduos, a visão perspectivista da verdade, o rompimento com o pensamento identitário, a crítica ao sujeito como coerente e transcendental. Nesse sentido, as leituras de autores como Foucault, Deleuze e Derrida, ao lado de Nietzsche, provocaram mudanças significativas no campo, trazendo à tona outros temas e outras maneiras de olhar antigos temas já existentes na pesquisa curricular. Nesse sentido, esta seção temática tem como objetivo reunir resultados de pesquisas, ensaios teóricos e artigos que mostrem o modo como diferentes conceitos desses autores foram incorporados à pesquisa em currículos. Essa proposta se justifica, pois, como já argumentado, esses autores possibilitaram uma mudança significativa no campo do currículo. Assim, esta seção pretende evidenciar e sistematizar essas diferentes contribuições possibilitando, ao mesmo tempo, sistematizar a produção curricular dos últimos anos inspirada nesses autores, e apresentar possibilidades para pensar os processos de subjetivação, a estética da existência, as linhas de fuga e as práticas de hospitalidade possíveis nos currículos.
Prazo para submissão: 15/05 a 15/06/2025
Consulte as Instruções aos Autores para adequar o seu trabalho, conforme as normas de publicação que se encontram disponíveis no Portal de Periódicos da Universidade Federal da Paraíba, acessando a revista no site https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec.
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