A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

mediações na licenciatura em artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46152

Palavras-chave:

Formação de professores, Artes visuais, Mediação

Resumo

O artigo analisa dimensões da formação de professores de arte no Estado do Espírito Santo (UFES), no período de 1997 a 2017. Os dados foram produzidos nas investigações do grupo de pesquisa (CNPq) Imagem, Tecnologias e Infâncias (GPITI), em colaboração com o Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG), em contextos vinculados à Universidade Federal do Espírito Santo. Como o curso de Licenciatura em Artes Visuais e o curso de Licenciatura em Educação do Campo, contribuem na implementação de políticas públicas de educação? Investiga a práxis de formação de professores de arte mediadas por dispositivos legais que orientam a formação docente no Brasil. Problematiza o currículo da licenciatura em face das lutas por educação pública para todos. Fundamenta a análise na categoria marxiano-lukacsiana das mediações, enquanto processos sociais que engendram práticas a partir dos contextos em que são produzidos. A formação de professores de arte é fomentada por políticas públicas e pela introdução de novas tecnologias de informação. Destaca-se o ingresso e participação de sujeitos advindos de contextos sociais diversos e suas culturas.

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Biografia do Autor

Gerda Margit Schutz Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora do quadro permanente do Programa de Pós graduação em Educação /PPGE/CE/UFES. 

 

Fernanda Monteiro Barreto Camargo, Universidade Federal do Espirito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Licenciatura em Licenciatura em Educação do Campo - Linguagens e Pedagogia. - UFES.

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Publicado

03-10-2019

Como Citar

SCHUTZ FOERSTE, G. M.; CAMARGO, F. M. B. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: mediações na licenciatura em artes visuais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 304–321, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46152. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/46152. Acesso em: 18 abr. 2024.