A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
mediações na licenciatura em artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46152Palavras-chave:
Formação de professores, Artes visuais, MediaçãoResumo
O artigo analisa dimensões da formação de professores de arte no Estado do Espírito Santo (UFES), no período de 1997 a 2017. Os dados foram produzidos nas investigações do grupo de pesquisa (CNPq) Imagem, Tecnologias e Infâncias (GPITI), em colaboração com o Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG), em contextos vinculados à Universidade Federal do Espírito Santo. Como o curso de Licenciatura em Artes Visuais e o curso de Licenciatura em Educação do Campo, contribuem na implementação de políticas públicas de educação? Investiga a práxis de formação de professores de arte mediadas por dispositivos legais que orientam a formação docente no Brasil. Problematiza o currículo da licenciatura em face das lutas por educação pública para todos. Fundamenta a análise na categoria marxiano-lukacsiana das mediações, enquanto processos sociais que engendram práticas a partir dos contextos em que são produzidos. A formação de professores de arte é fomentada por políticas públicas e pela introdução de novas tecnologias de informação. Destaca-se o ingresso e participação de sujeitos advindos de contextos sociais diversos e suas culturas.
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