O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM PERSPECTIVA COMPARADA
uma análises dos currículos da província de Santa Fé (Argentina) e do estado de Santa Catarina (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51118Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Currículo de Ciências Sociais, DidáticaResumo
O ensino de sociologia na educação básica assume diferentes contornos nos distintos contextos nacionais, o que se relaciona com a forma como a educação básica estrutura-se em cada país, e também com as tradições nacionais das ciências sociais. Na realidade escolar, a sociologia é recontextualizada através das propostas curriculares, que tanto podem ser nacionais como locais. Neste artigo são analisadas as propostas de currículo de sociologia para o ensino médio na província de Santa Fé, Argentina, e no estado de Santa Catarina, Brasil. Observam-se desafios semelhantes em ambos os contextos em termos pedagógicos e epistemológicos, ao mesmo tempo em que há substanciais diferenças que se originam, principalmente, nas distintas organizações dos sistemas de ensino argentino e brasileiro.
Downloads
Métricas
Referências
APPLE, Michael.Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BLOIS, Juan Pedro. La institucionalización y profesionalizaciónde la sociología en Brasil y Argentina. Formación,organización e intervención de los sociólogos. Estudios Sociológicos, v. XXXIII, n. 99, p. 633-658 , 2015.
______. Medio siglo de sociología en la Argentina. Ciencia, profesión y política (1957-2007). Buenos Aires: EUDEBA, 2018.
CIGALES, Marcelo; BODART, Cristiano. Debates em torno da História do Ensino de Sociologia no Brasil, In: GONÇALVES, Danyelle Nilin; MOCELIN, Daniel Gistavo; MEIRELLES, Mauro (Orgs.) Rumos da Sociologia no Ensino Médio: ENESEB2015, formação de profesores, PIBID e experiências de ensino. Porto Alegre: Cirkula, 2016. p.23-42.
CHICONI, Antonela; EGGEL, Analí; MIGUEZ, Andrés; AMSLER, Pablo. La sociología como profisíon. Un análisis de las trayectorias laborales de los primeros graduados de sociología de la UNL. In: XXXI Congresso da Associacíon Latino Americana de Sociología- ALAS, 2017, Montevidéu, Uruguay. Anais (on-line). Montevidéu: ALAS, 2017. Disponível: http://alas2017.easyplanners.info/opc/tl/3649_antonela_chiconi.pdf Acesso em 20 agos. 2019.
FERNANDEZ, Daniela; OLIVEIRA, Amurabi. As outras histórias da Sociologia escolar na América Latina: um olhar desde o Uruguai com Daniela Fernandez. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.1, n.2, p.134-141, 2017.
LEAL, Sayonara; YUNG, Tauvana. Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal. Revista Sociedade e Estado, v. 30, n 3, p. 773-796, 2015.
LIEDKE FILHO, Enno. A Sociologia no Brasil: história, teorias edesafios. Sociologias, v. 7, n.14, p. 376-436, 2005.
MEUCCI, Simone. Institucionalização da sociologia no Brasil: primeiros manuais e cursos.
São Paulo: Hucitec: Fapesp, 2011.
MICELI, Sergio. Condicionantes do desenvolvimento das ciências sociais. In: MICELI, Sergio. (Org.). História das Ciências Sociais no Brasil Vol. 1. São Paulo: Editora Vértice/IDESP/FINEP, 1989, pp. 72-110.
MORAES, Amaury C. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade.
Cadernos CEDES, v. 31, nº 85, 2011 , p. 359 382
MOTA, Kelly Cristine Corrêa da Silva. Os lugares da sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores. Rev. Bras. Educ. s/v., n.29, p.88-107, 2005.
OLIVEIRA, Amurabi. A expansão conservadora dos cursos de formação de professores em Ciências Sociais em Santa Catarina. Revista Pós Ciências Sociais, v. 13, n. 25, p. 87-103, 2016.
______i. Ensino de Sociologia: novas temáticas e experiências internacionais. Educação & Realidade, v. 39, n. 1, 11-16, 2014.
______. O Ensino de Sociologia em Santa Fé (Argentina): Algumas Pistas Comparativas com o Caso Brasileiro. Revista Tomo, s/v, n. 34, p. 393-418, 2019.
______. O Currículo de Sociologia na Escola: um campo em construção (e disputa). Revista Espaço do Currículo, v. 6, n. 2, p. 355-366, 2013a.
______. Revisitando a história do ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum. Education, v. 35, n. 2, p. 179-189, 2013b.
______; BINSFELD, Willian; TRINDADE, Tayná. A Reforma do Ensino Médio e suas Consequências: O que pensam os professores de sociologia?. Revista Espaço do Currículo, v. 11, n.2, p. 249-259.
PAGÈS, Joan; SANSISTEBAN, Antoni. La educación para la ciudadanía y la enseñanza de las ciencias sociales, la geografía y la historia. Íber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia, s/v, n 64, p. 8-18, 2010.
______; ______. (Orgs.) Les qüestions socialment vives i l’ensenyament de les ciències socials. Barcelona: Publicacions de la Universitat Autònoma de Barcelona, col. Documents, núm. 97, 2011.
PEREYRA, Diego. Cincuenta años de la Carrera de Sociología de la UBA. Algunas notas contra-celebratorias para repensar la historia de la Sociología en la Argentina. Revista Argentina de Sociología, v. 5, n. 9, p. 153-159, 2007.
______; PONTREMOLI, Claudia. ¿La Sociología está Pasada de Moda? Una discusión sobre la enseñanza de sociología en la escuela media en Argentina: docentes, estudiantes y propuesta curricular. Educação & Realidade, v. 39, n. 1, p. 139-159, 2014.
PROUPECHE, Sérgio Fabian Vita. Sobre el problema de la enseñanza de las humanidades en la Educación Secundaria. Didáctica (Lengua y Literatura), v. 16, p. 251-269.
RAIZER, Leandro; CAREGNATO, Célia E.; MOCELIN, Daniel G.; PEREIRA, Thiago I. O ensino da disciplina de sociologia no Brasil: diagnóstico e desafios para a formação de professores. Revista Espaço Acadêmico, s/v, n.190, p. 15-26, 2017.
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina. Florianópolis, 1991.
______, Lei nº 170, de 07 de agosto de 1998. Dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação. Florianópolis: Assembleia Legislativa, [1998a]. Disponível em: http://secon.udesc.br/leis/lei_170-1998.htm. Acessado em 29 de janeiro de 2020.
______, Lei nº 173, de 21 de dezembro de 1998. Dá nova redação ao parágrafo único do artigo 41, da Lei nº 170/98, que dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação. Florianópolis: Assembleia Legislativa, [1998b]. Disponível em: http://leis.alesc.sc.gov.br/html/1998/173_1998_Lei_complementar.html. Acessado em 29 de janeiro de 2020.
______, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina. Florianópolis, 1998c.
______, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Orientação Curricular com foco no que ensinar: conceitos e conteúdos para a Educação Básica. Florianópolis, 2011.
______, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.
SANTA FÉ. Diseño Curricular de Educación Secundaria Orientada. Santa Fé: Ministerio de Educación de la Provincia de Santa Fé, 2014.
SANTISTEBAN, Antoni. Cómo trabajar en clase la competencia social y ciudadana. Aula de Innovación Educativa, s/v, n. 189, pp. 12-15, 2009.
TRINDADE, Helgio. “Disciplinarização” e construção institucional da sociologia nos países fundadores e sua reprodução na América Latina. Sociologias, v.20, n.47, p. 210-256, 2018
VITULLO, Gabriel. Las Ciencias Sociales en Argentina. In: TRINDADE, Hélgio (Coord.). Ciencias Sociales en América Latina: de los inicios a la teoría de la dependencia. Buenos Aires: Eudeba, 2013. p.13-22.
WEBER, Silke. O professorado e o papel da educação na sociedade. Campinas: Papirus, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.