A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
o que pensam os professores de sociologia?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.36073Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Reforma do Ensino Médio, HabitusResumo
A “Reforma do Ensino Médio” tem produzido um debate controverso junto a diversos setores da sociedade, ainda que sua implementação não tenha se efetivado plenamente. No que concerne à Sociologia, a perda de sua obrigatoriedade tem sido discutida em diversos fóruns e eventos científicos, ainda que as análises ainda sejam muito incipientes neste momento. Neste trabalho nós almejamos analisar como os professores de Sociologia avaliam a Reforma do Ensino Médio, o que foi realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e interpretado a partir das teorias disposicionalistas. Observa-se a existência de uma ampla crítica à Reforma, e de uma preocupação mais ampla acerca da formação dos jovens no Ensino Médio, na qual o ensino de Sociologia seria um elemento fundamental para a garantia de uma formação crítica, de tal modo que a perda da obrigatoriedade desta disciplina é avaliada como um retrocesso por parte destes docentes.
Downloads
Métricas
Referências
APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São. Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: ______ (Org.). A Miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 693-732.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Lisboa: Margens 47, 2003.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. Campinas: Papirus, 1996.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. O Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1999.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2008.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino médio: atalho para o passado. Educ. Soc., v. 38, nº. 139, p.373-384, abr.-jun., 2017
FERREIRA, Eliza Bartolozzi; SILVA, Monica Ribeiro. Centralidade do ensino médio no contexto da nova “ordem e progresso”. Educ. Soc., v. 38, nº. 139, p.287-292, abr.-jun., 2017
KRAWCZYK, Nora. O ensino médio no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2009.
LAHIRE, Bernard. A fabricação social dos indivíduos: quadros, modalidades, tempos e efeitos de socialização. Educ. Pesqui, vol.41, n. spe, p.1393-1404, 2015.
LAHIRE, Bernard. Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis: Vozes, 2002.
LIEDKE FILHO, Enno, A sociologia no Brasil: história, teorias e desafios. Sociologias, v. 7, n. 14, p. 376-436, 2005.
LIMA, Jacob Carlos; CORTES, Soraya Maria Vargas. A sociologia no Brasil e a interdisciplinaridade nas ciências sociais. Civitas, v. 13, n. 3, p. 416-435, 2013.
MEUCCI, Simone. Institucionalização da sociologia no Brasil: primeiros manuais e cursos. São Paulo: Hucietec: Fapesc, 2011.
MEUCCI, Simone. Sociologia na Educação Básica no Brasil: um balanço da experiência remota e recente. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 51, p. 251-260, 2015.
MICELI, Sergio. Condicionantes do desenvolvimento das Ciências Sociais. In: MICELI, Sergio (org.). História das Ciências Sociais no Brasil. Vol. 1. São Paulo: Editora Vértice/Idesp/Finep, 1989. p. 72-110.
MORAES, Amaury Cesar. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos CEDES, v. 31, nº 85, 2011, p. 359-382.
OLIVEIRA, Amurabi. Cenários, tendências e desafios na formação de professores de Ciências Sociais no Brasil. Política & Sociedade, v. 14, n. 31, 2015.
OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a história do ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum. Education, v. 35, n. 2, 2013, p. 179-189.
OLIVEIRA, Amurabi; OLIVEIRA, Evelina Antunes F.. Os processos de institucionalização da sociologia na Escola secundária (1890-1971). In: SILVA, Ileizi Fiorelli; GONÇALVES, Danyelle Nilin. (Org.). A Sociologia na Educação Básica. São Paulo: Annablume, 2017, p. 17-34.
OLIVEIRA, Dalila. As políticas para o ensino médio na realidade brasileira: uma agenda em disputa. Poiésis, v. 10, n.17, p.187 -198, Jan/Jun 2016.
SILVA, Ileizi L. F. O Ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury Cesar de (Org.). Coleção Explorando o Ensino de Sociologia. Brasilia: MEC, 2010, p. 23-31.
SPOSITO, Marília Pontes; SOUZA, Raquel. Desafios da reflexão sociológica para a análise do ensino médio no Brasil. In: KRAWCZYK, Nora (Org.). Sociologia do ensino médio: crítica ao economicismo na política educacional. São Paulo: Cortez, 2014. p. 33-62
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas?. Educ. Soc., vol.28, no.101, p.1287-1302, 2007.
WEBER, Silke. O professorado e o papel da educação na sociedade. Campinas: Papirus, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.