O CURRÍCULO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
uma mirada para o mundo Ibero Latino Americano
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.53443Palavras-chave:
Ensino de Ciências Sociais, Formação para a Cidadania, Currículo de Ciências SociaisResumo
O ensino de ciências sociais tem sido objeto de um intenso debate acadêmico nos últimos anos, especialmente em países que vivenciaram experiências antidemocráticas na segunda metade do século XX. Nesta direção, as ciências sociais são percebidas como parte relevante do currículo escolar, assumindo centralidade na discussão acerca da formação cidadã, especialmente num contexto de intensas transformações sociais, políticas e culturais. No presente dossiê elaboramos um recorte para o mundo Ibero Latino Americano almejando captar as diferentes experiências no currículo de ciências sociais, englobando tanto o currículo na educação, quanto na formação de professores. As discussões aqui congregadas abarcam as realidades dos seguintes países: Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Portugal e Uruguai, de tal modo que almejamos também internacionalizar o debate, contribuindo para maior visibilidade da revista no âmbito nacional e internacional.
Downloads
Métricas
Referências
ÁVILA, Maria Rosa; CRUZ, Alcázar; DIÉZ, Maria Consuelo (Orgs.). Didáctica de las ciencias sociales, currículo escolar y formación del profesorado: la didáctica de las ciencias sociales en los nuevos planes de estudios. Jaén: la casa del libro, 2008.
BODART, Cristiano das Neves; LOPES, Gleison Maia. A Ciência Política nas Propostas Curriculares Estaduais de Sociologia para o Ensino Médio. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v. 1, n. 1, 2017. p. 131-152.
FERNANDES, Ricardo O. Ensino de histórica e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Caderno Cedes, v. 25, n. 67, 2005. p. 378-388.
OLIVEIRA, Amurabi. O currículo de Sociologia na escola: um campo em construção (e disputa). Espaço do currículo, v.6, n.2, 2013. p.355-366.
PAGÈS, Joan; SANTISTEBAN, Antoni. La educación para la ciudadanía y la enseñanza de las ciencias sociales, la geografía y la historia. Íber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia. In: CARDONA, F. X. H., HERNÀNDEZ, F. X. Didáctica de las ciencias sociales, geografía e historia, Editora: Graó, n.64, 2010. p. 8-18.
SANTISTEBAN, Antoni. La enseñanza de las Ciencias Sociales a partir de problemas sociales o temas controvertidos: estado de la cuestión y resultados de una investigación. El Futuro del Pasado, s/v, n. 10, p. 57-79, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.