PELA TOCA DO COELHO

diossincrasias do currículo e do projeto político-pedagógico em cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.58031

Palavras-chave:

Currículo, Projeto Político Pedagógico, Docência, Ensino Superior

Resumo

Com o auxílio de excertos oriundos da célebre obra de Lewis Carroll, “As aventuras de Alice no país das maravilhas”, este artigo tem por objetivo discorrer acerca de currículo, projeto político-pedagógico e suas implicações no ensino superior, principalmente no que concerne a formação de professores, visando também compartilhar os resultados do trabalho de dissertação realizado em 2018 em uma universidade do interior do Estado de São Paulo com três cursos de licenciatura. Buscando identificar as semelhanças entre o corvo e a escrivaninha, descobrimos que há muito mais entre currículo e projeto político-pedagógico do que obrigação burocrática: uma relação intrínseca e uma potencialidade que merece ser discutida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pâmela Christina Gonçalves de Morais, Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora da Prefeitura Municipal de Rio Claro, São Paulo

Maria Antonia Ramos de Azevedo, Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Professora da Universidade Estadual Paulista.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Deliberação CEE nº 142/2016 que dispõe sobre a regulação, supervisão e avaliação de instituições de ensino superior e cursos

superiores de graduação vinculados ao Sistema Estadual de Ensino de São Paulo. Acesso em > http://www.ceesp.sp.gov.br/portal.php/consultores_cadastro1/consultores_legislacao/consultores_deliberacao_142_2016< em 23 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Parecer CNE/CP nº 2/2015, aprovado em 9/6/2015.

CARROLL, L. 1832-1898. Aventuras de Alice no País das Maravilhas; Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá. Ilustrações de John Tenniel. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

CUNHA, L. A. A universidade reformanda: O golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. 2ª edição. São Paulo: Editora UNESP, 2007a.

CUNHA, M. I. Aportes teóricos e reflexão da prática: A emergente reconfiguração dos currículos universitários. Educación Superior y Sociedad, Vol. 9, n. 1: 11-20, 1998b.

MORAIS, P.C.G. A proposta de formação de professores contida nos projetos políticos-pedagógicos dos cursos de licenciatura: um estudo sobre currículo / Pâmela Christina Gonçalves de Morais. - Rio Claro, 2018.

MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de pedagogia universitária – glossário. Brasília: INEP, 2006. v. 2, p. 380.

PHILIPPI JR, A.; SILVA NETO, A. J. (editores) Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Barueri, SP: Manole, 2011.

ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente. 3ª edição. Curitiba: Ibpex, 2007.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SACRISTÁN, J. G. (org) Saberes e Incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandre Salvaterra. Revisão técnica: Miguel González Arroyo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SGUISSARDI, V. Universidade pública estatal: entre o público e o privado/mercantil. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 191-222, Janeiro-abril 2005.

VEIGA, I. P. A.; CARDOSO, M. H. F. (orgs). Escola fundamental: currículo e ensino. Campinas, SP: Papirus, 1991. (Coleção Magistério, Formação e Trabalho Pedagógico).

VEIGA: I.P.A. Projeto Político-Pedagógico: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

VEIGA, I.P.A Inovações e Projeto Político-Pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cedes, v. 23, n. 61, p. 267-281. Campinas, dezembro/2003.

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

MORAIS, P. C. . G. de .; AZEVEDO, M. A. R. de . PELA TOCA DO COELHO: diossincrasias do currículo e do projeto político-pedagógico em cursos de licenciatura. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.58031. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/58031. Acesso em: 18 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)