CONSTRUÇÃO DE REDES TEMÁTICAS
uma proposta teórico metodológica de organização interdisciplinar no campo da pedagogia universitária
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.60807Palavras-chave:
Pedagogia Universitária. Interdisciplinaridade. Currículo.Resumo
Atualmente, no ensino superior brasileiro, há uma crescente nos movimentos de reestruturação acadêmica que priorizam a inovação pedagógica e curricular dos cursos universitários, intensificados por políticas públicas e que se traduzem em projetos políticos-pedagógicos de curso que salientam o conceito de interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Neste contexto, a organização curricular intenciona a articulação dos diferentes conhecimentos através de eixos que permitam que o conhecimento se construa de maneira integral a partir das variadas epistemologias das áreas. Isto posto, este artigo tem por objetivo contribuir de maneira teórica e conceitual para a reflexão de estratégias teórico-metodológicas que colaborem com a promover de rupturas paradigmáticas no que concerne à inovação, a interdisciplinaridade, ao currículo e à criação de projetos que sejam balizados em uma perspectiva emancipatória. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que, sob a ótica da Pedagogia Universitária, discorre sobre os modelos de organização interdisciplinar no ensino superior e apresenta reflexões derivadas de oficinas pedagógicas realizadas com coordenadores de curso e professores universitários. É possível constatar que, para a elaboração de currículos interdisciplinares que se efetivem em projetos pedagógicos de curso estruturados e articulados por este preceito, é necessário definir um conjunto de princípios que devem orientar as decisões institucionais, bem como a clareza de que uma organização curricular potente e interdisciplinar excede uma visão disciplinar e/ou compartimentalizada de ensino superior.
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