CONSTRUÇÃO DE REDES TEMÁTICAS

uma proposta teórico metodológica de organização interdisciplinar no campo da pedagogia universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.60807

Palavras-chave:

Pedagogia Universitária. Interdisciplinaridade. Currículo.

Resumo

Atualmente, no ensino superior brasileiro, há uma crescente nos movimentos de reestruturação acadêmica que priorizam a inovação pedagógica e curricular dos cursos universitários, intensificados por políticas públicas e que se traduzem em projetos políticos-pedagógicos de curso que salientam o conceito de interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.  Neste contexto, a organização curricular intenciona a articulação dos diferentes conhecimentos através de eixos que permitam que o conhecimento se construa de maneira integral a partir das variadas epistemologias das áreas. Isto posto, este artigo tem por objetivo contribuir de maneira teórica e conceitual para a reflexão de estratégias teórico-metodológicas que colaborem com a promover de rupturas paradigmáticas no que concerne à inovação, a interdisciplinaridade, ao currículo e à criação de projetos que sejam balizados em uma perspectiva emancipatória. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que, sob a ótica da Pedagogia Universitária, discorre sobre os modelos de organização interdisciplinar no ensino superior e apresenta reflexões derivadas de oficinas pedagógicas realizadas com coordenadores de curso e professores universitários. É possível constatar que, para a elaboração de currículos interdisciplinares que se efetivem em projetos pedagógicos de curso estruturados e articulados por este preceito, é necessário definir um conjunto de princípios que devem orientar as decisões institucionais, bem como a clareza de que uma organização curricular potente e interdisciplinar excede uma visão disciplinar e/ou compartimentalizada de ensino superior. 

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Biografia do Autor

Maria Antonia Ramos de Azevedo , Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Professora da Universidade Estadual Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Amanda Rezende Costa Xavier, Universidade Federal de Alfenas, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho e Pedagoga da Universidade Federal de Alfenas.

Pâmela Christina Gonçalves de Morais, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora da Rede Municipal de Rio Claro.

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Publicado

13-02-2022

Como Citar

AZEVEDO , M. A. R. de; COSTA XAVIER, A. R.; MORAIS, P. C. G. de. CONSTRUÇÃO DE REDES TEMÁTICAS: uma proposta teórico metodológica de organização interdisciplinar no campo da pedagogia universitária. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. Especial, p. 1–22, 2022. DOI: 10.15687/rec.v14iEspecial.60807. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/60807. Acesso em: 23 dez. 2024.

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