COMPETÊNCIAS E SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESOR RURAL
o caso da Catalunha (Espanha)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58083Palavras-chave:
Escola Rural, Formação inicial, Competências, SaberesResumo
A formação inicial de professores rurais requer uma proposta formativa que contempla, nos currículos do Mestrado, competências e conhecimentos ligados à prática pedagógica multi-graduada. Os futuros professores não devem ser apenas educados em conteúdos relacionados com a escola comum, mas, de forma transversal e, na menção, a modalidade deve também adquirir conhecimentos sobre a escola situada em territórios rurais. O projeto FOPROMAR (2019) (E+ KA201-038217) analisa o que devem ser estas competências e conhecimentos e, em conclusão, desenvolve uma proposta sobre a forma como esta formação específica poderia ser discutida a partir do currículo. O seguinte artigo centra-se na análise do contexto e estado atual da formação inicial do professor rural e integra, em resultado desta análise, as ações de melhoria propostas no âmbito do projeto FOPROMAR.
Palavras-chave; escola rural,formação inicial, competências, conhecimento,
Downloads
Métricas
Referências
ABÓS, Pilar, BOIX, Roser, DOMINGO, Laura, LORENZO, Juan Y RUBIO, Pascual. El reto de la escuela rural. Hacer visible lo invisible. Barcelona: Editorial Graó, 2021. 162.
BOIX, Roser. La dimension territoriale et la formation professionnelle enseignante en Espagne. En CHAMPOLLION, Pierre, Territorialisation de l’éducation. Londres: ISTE Editions Ltd 2020, n. 5, 2021.
DURAN, Assumpta, GEIS, Xavier, PAYARÓ, Miquel. L’escola rural: petita, pública i de poble. Barcelona: Associació de mestres Rosa Sensat, 2020.
FUNDACIÓ MÓN RURAL. Proyecto FOPROMAR. La formación profesional y las competencias del maestro rural como dinamizador de la dimensión territorial de la escuela rural (E+ KA201-038217): Informe Final. Fundació Món Rural. Lleida. 2019. 398 Disponible en https://fopromar.files.wordpress.com/2019/11/informe-final-proyectoe-fopromar.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.