O CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA, DE CRIAÇÃO, DE SOLIDARIEDADES E AFIRMAÇÃO DE UMA VIDA BONITA

Autores

  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4019-591X
  • Danielle Piontkovsky Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil.
  • Marco Antonio Oliva Gomes Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.
  • Maria Regina Lopes Gomes Secretaria Municipal de Educação de Vitória/ES, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8913-8476

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14i3.61835

Palavras-chave:

Currículo, Resistência, Criação, Redes

Resumo

Trata-se de Dossiê que tem como tema articulador “O currículo como possibilidade de resistência, de criação, de solidariedades e afirmação de uma vida bonita”, de modo a se constituir como uma forma de luta por uma vida mais bonita na educação. Nesse sentido, privilegiou os saberes-fazeres que são tecidos com os cotidianos das escolas, em especial as públicas que criam currículos em redes, entendendo a vida como multiplicidade, encharcada de políticas inventivas. Tendo em vista os tempos sombrios  que estamos vivendo, tempos marcados por discursos que buscam anular a diferença e produzir desesperança, apostamos em uma composição de textos assumindo o campo do currículo campo fértil de possibilidades, de resistências, de criações, de solidariedades e de afirmação de uma vida bonita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e Professor  Titular da Universidade Federal do Espírito Santo.

Danielle Piontkovsky, Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professora do Instituto Federal do Espírito Santo.

Marco Antonio Oliva Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professor da mesma Universidade.

Maria Regina Lopes Gomes, Secretaria Municipal de Educação de Vitória/ES, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professora aposentada da Secretaria Municipal de Educação de Vitória/ES.

Downloads

Publicado

05-01-2022

Como Citar

FERRAÇO, C. E.; PIONTKOVSKY, D. .; GOMES, M. A. O. .; GOMES, M. R. L. . O CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA, DE CRIAÇÃO, DE SOLIDARIEDADES E AFIRMAÇÃO DE UMA VIDA BONITA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–5, 2022. DOI: 10.15687/rec.v14i3.61835. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/61835. Acesso em: 18 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>