O CURRÍCULO ESCOLAR E A EMERGÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62349Palavras-chave:
Currículo, Teorias curriculares, Educação interculturalResumo
Este texto tem como intento problematizar o currículo escolar ao longo dos anos e a emergência de uma educação intercultural crítica. Para isso, abordou-se acerca das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo, destacando nelas os elementos centrais e o lugar da cultura em cada uma delas, bem como as intenções quanto aos sujeitos e a inserção deles na sociedade. As teorias tradicionais enfatizam o controle social e privilegiam o conhecimento e a cultura dominantes. Já as teorias críticas e pós-críticas estão preocupadas com as relações de poder imbricadas no currículo, assim, defendem a sua construção com base na realidade, nas especificidades e culturas dos/as estudantes. Ao compreender o currículo como um artefato cultural que influencia na formação e na atuação dos sujeitos na sociedade, infere-se que é necessário questionar o pensamento “abissal” imbricado nele. Em prol do reconhecimento da diversidade cultural, do rompimento de práticas de dominação e de exclusão e de uma formação crítica, defende-se a produção de currículos que tenham como base a educação intercultural crítica, que é orientada pela multiplicidade de conhecimentos e de culturas, visando o combate de todas as formas de desigualdade e discriminação presentes na sociedade.
Downloads
Métricas
Referências
CANDAU, Vera Maria. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa. V. 46, n. 16. p. 802-820. Jul/set. 2016a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/GKr96xZ95tpC6shxGzhRDrG/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 12 de maio de 2021.
CANDAU, Vera Maria. Didática: tecendo/reinventando saberes e práticas. 1ª edição, Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018.
CANDAU, Vera Maria. Diferenças Culturais, Interculturalidade e Educação em Direitos Humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan-mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/QL9nWPmwbhP8B4QdN8yt5xg/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 14 de abr. de 2021.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2º edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p.13-37.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5szsvwMvGSVPkGnWc67BjtC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 05 de maio de 2021.
CANDAU, Vera Maria. "Ideias-Força" do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural. Educ. rev. [online]. 2016, v.32, n.1, p.15-34. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/cjS9NB4DWjqv8ncCZg7RbDM/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 de set. de 2021.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361/40514 Acesso em: 20 de maio de 2021.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias Pós-Críticas, Política e Currículo. Educação, Sociedade & Culturas, n. 39, 2013. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/02.AliceLopes.pdf. Acesso em: 15 de set. de 2021.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. O pensamento curricular no Brasil. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (org.) Currículo: debates contemporâneos. 3. Ed. – São Paulo: Cortez, 2010, p.13-54.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Currículo, conhecimento e cultura. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008, p.17-46.
MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. 12. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011, p.13-48.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
SANTOS, Boaventura Sousa. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 48, junho, 1997. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Concepcao_multicultural_direitos_humanos_RCCS48.PDF. Acesso em: 09 de out. de 2021.
SANTOS, Boaventura Sousa. Tempo, códigos barrocos e canonização. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 51, 3-20, 1998. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Tempo_Codigos_Barrocos_RCCS51.PDF Acesso em: 04 de dez. de 2021.
SANTOS, Boaventura Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, n.63, outubro, 2002. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Sociologia_das_ausencias_RCCS63.PDF. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
SANTOS, Boaventura Sousa. Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento. Educação e Realidade. Janeiro/junho, 2001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/41311. Acesso em: 06 de dez. de 2021.
SANTOS, Boaventura Sousa. A gramática do tempo: Para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, Boaventura Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura Sousa; MENEZES, Maria Paula (orgs). Epistemologias do Sul. Almedina, 2009, p. 23-72.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2011.
WOODWARD, Kathryn Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 13. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p.7-72.
REIS, Darianny Araújo dos. Currículo Intercultural Crítico na Escola: Formação que produz diferenças. Revista Teias, v. 18, n. 50, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/29154/21614. Acesso em: 12 de jun. de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.