O CURRÍCULO ESCOLAR E A EMERGÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62349Palavras-chave:
Currículo, Teorias curriculares, Educação interculturalResumo
Este texto tem como intento problematizar o currículo escolar ao longo dos anos e a emergência de uma educação intercultural crítica. Para isso, abordou-se acerca das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo, destacando nelas os elementos centrais e o lugar da cultura em cada uma delas, bem como as intenções quanto aos sujeitos e a inserção deles na sociedade. As teorias tradicionais enfatizam o controle social e privilegiam o conhecimento e a cultura dominantes. Já as teorias críticas e pós-críticas estão preocupadas com as relações de poder imbricadas no currículo, assim, defendem a sua construção com base na realidade, nas especificidades e culturas dos/as estudantes. Ao compreender o currículo como um artefato cultural que influencia na formação e na atuação dos sujeitos na sociedade, infere-se que é necessário questionar o pensamento “abissal” imbricado nele. Em prol do reconhecimento da diversidade cultural, do rompimento de práticas de dominação e de exclusão e de uma formação crítica, defende-se a produção de currículos que tenham como base a educação intercultural crítica, que é orientada pela multiplicidade de conhecimentos e de culturas, visando o combate de todas as formas de desigualdade e discriminação presentes na sociedade.
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