O CURRÍCULO COMO NARRATIVA ÉTNICO-RACIAL

implicações afrocentradas para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62557

Palavras-chave:

Afrocentricidade, Currículo, Formação de professores

Resumo

Objetiva-se discutir a formação de professores e o currículo que a estrutura a partir de uma perspectiva afrocentrada. O currículo é aqui concebido como espaço de poder e território de disputas que, ao longo da história, tem se desenvolvido em uma perspectiva eurocêntrica, invisibilizando saberes africanos e afro-brasileiros por meio de práticas epistemicidas. Nesse sentido, o trabalho estrutura-se em três seções. Primeiramente, faz-se uma breve incursão pelas teorias curriculares de modo a apreender o currículo como um espaço no qual estão imbricadas diferentes relações de poder que, de certo modo, implicam no silenciamento de conhecimentos e representações de matriz africana; em seguida, adentra-se o território epistemológico da afrocentricidade, que surge em resposta ao paradigma eurocêntrico, apresentando as principais características e conceitos fundamentais da teoria afrocêntrica; por fim, na terceira seção, apresenta-se reflexões para o desenvolvimento do currículo e da formação de professores em uma perspectiva afrocentrada.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius Marques da Silva, Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Edinólia Lima Portela, Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia e professora Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

22-05-2022

Como Citar

SILVA, M. V. M. da; PORTELA, E. L. . O CURRÍCULO COMO NARRATIVA ÉTNICO-RACIAL: implicações afrocentradas para a formação de professores. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–13, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62557. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62557. Acesso em: 18 dez. 2024.