CURRÍCULO E (DE)COLONIALIDADE

indícios decoloniais nos cursos de licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62761

Palavras-chave:

Currículo, Decolonialidade, Licenciaturas

Resumo

O currículo historicamente está marcado pela colonialidade, isto é, os modos de entender as diferenças construídos no período colonial mantêm-se e atualizam-se nos currículos, mas há também indícios de decolonização. Este artigo, fruto de pesquisa com apoio do CNPq, situa-se nesse contexto e objetiva discutir indícios decoloniais nos currículos a partir das percepções de estudantes de diferentes cursos de licenciaturas. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vários estudantes de licenciaturas. Em consonância com o referencial teórico, baseado em um conjunto de autores que problematizam a colonialidade e o currículo na perspectiva crítica, a análise foi qualitativa. Como indícios decoloniais, destacam-se o reconhecimento de que todos são diferentes, a negação de que há sujeitos ou grupos superiores aos outros e a percepção de que a presença de diferentes sujeitos na educação é positiva.

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Biografia do Autor

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professora da Universidade Católica Dom Bosco.  

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Publicado

30-04-2022

Como Citar

PAVAN, R. CURRÍCULO E (DE)COLONIALIDADE: indícios decoloniais nos cursos de licenciaturas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–11, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62761. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62761. Acesso em: 18 nov. 2024.