CURRÍCULO E (DE)COLONIALIDADE
indícios decoloniais nos cursos de licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62761Palavras-chave:
Currículo, Decolonialidade, LicenciaturasResumo
O currículo historicamente está marcado pela colonialidade, isto é, os modos de entender as diferenças construídos no período colonial mantêm-se e atualizam-se nos currículos, mas há também indícios de decolonização. Este artigo, fruto de pesquisa com apoio do CNPq, situa-se nesse contexto e objetiva discutir indícios decoloniais nos currículos a partir das percepções de estudantes de diferentes cursos de licenciaturas. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vários estudantes de licenciaturas. Em consonância com o referencial teórico, baseado em um conjunto de autores que problematizam a colonialidade e o currículo na perspectiva crítica, a análise foi qualitativa. Como indícios decoloniais, destacam-se o reconhecimento de que todos são diferentes, a negação de que há sujeitos ou grupos superiores aos outros e a percepção de que a presença de diferentes sujeitos na educação é positiva.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, Edson Dorneles de. O indígena como usuário da Lei: um estudo etnográfico de como o movimento da literatura indígena entende e usa a Lei nº 11.645/2008. Cadernos Cedes, Campinas, v. 39 n. 109, p. 321-356, set./dez., 2019.
BACKES, José Licínio. A construção de pedagogias decoloniais nos currículos das escolas indígenas. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 45, p. 41-58, jan./abr. 2018.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89-117, maio./ago. 2013.
BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 15-24, 2016.
BOGDAN, Robert; BIKLEN Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto-Portugual: Porto, 1995.
BRIGHENTI, Clovis Antonio. Colonialidade do poder e a violência contra os povos indígenas. Revista PerCursos. Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 103-120, set./dez. 2015.
CANDAU, Vera Maria. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, v.46 n.161, p.802-820, jul./set. 2016.
CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, p.240-255, jul./dez, 2011.
CANDAU, Vera Maria. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade: temas insurgentes. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v.13, n. Especial, p. 678-686, dez., 2020.
CONCEIÇÃO, Joanice Santos. Quando o assunto é sobre religiões de matriz africana: Lei 10.639∕2003. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 45, p. 113-126, jan./abr. 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GOMES, Nilma Lino. O combate ao racismo e a descolonização das práticas educativas e acadêmicas. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 33, n. 59, p. 435-454, mai./ago. 2021.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In. BERNARDINO-COSTA, Joaze, MALDONADO-TORRES, GROSFOGUEL, Ramón. (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p.223-246.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras. v. 12, n.1, p. 98-109, jan./abr., 2012.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, p. 115-147, mar. 2008.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática de liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
MACEDO, Elizabeth. Repolitizar o social e tomar de volta a liberdade. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.34, p. 1-15, 2018.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In. BERNARDINO-COSTA, Joaze, MALDONADO-TORRES, GROSFOGUEL, Ramón. (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 27-53.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais [online]. v. 32, n. 94, 2017.
NUNES, Simone Regina dos Reis; SALVARO, Giovana Ilka Jacinto; RABELO, Giani. Gênero, classe e raça: Representações de jovens sobre o mundo do trabalho. Psicologia Política, v. 20. n. 48. p. 433-447, 2020.
PACHECO, José Augusto. Currículo: entre teorias e métodos. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.137, p.383-400, maio/ago. 2009.
PORDEUS, Marcel Pereira; VIANA, Rosemary de Abreu. Feminismo, Desigualdade de Gênero e LGBTfobia: a interseccionalidade das minorias no Brasil. Conhecer: Debate entre o Público e o Privado. Fortaleza, v. 11, n. 26, p. 113-131, jan./jun. 2021.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do podere classificação social. In. SANTOS, Boaventura de Souza. MENESES, Maria Paulo. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 84-130.
REGO, Arménio; CUNHA, Miguel Pina; MEYER Jr, Victor. Quantos participantes são necessários para um estudo qualitativo? Linhas práticas de orientação. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 43-57, maio/ago. 2018.
SACAVINO, Susana Beatriz. Interculturalidade e práticas pedagógicas: construindo caminhos. Educação, Santa Maria, v. 45, p. 1-18, 2020.
SAMPAIO, Simone Sobral; MENEGHETTI, Gustavo. Entre a vida e a morte: Estado, racismo e a “pandemia do extermínio” no Brasil. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 635-647, set./dez. 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
TORRES, Marco Antônio; SARAIVA, Izabella Marina Martinho; GONZAGA, Rubens Modesto. Sexualidades no contexto escolar: violência ética e disputas por reconhecimento. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.