A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD CAMPO E SUAS POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62817

Palavras-chave:

Livro didático. PNLD. Representação das mulheres.

Resumo

No Brasil os livros didáticos são os principais artefatos utilizados pelos professores da rede pública no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo, consubstancialmente, na constituição de sujeitos de determinados tipos.  Com base nessa constatação, percebemos a necessidade de problematizar como estes materiais representam homens e mulheres em seus enunciados e ilustrações. Para isso, escolhemos como objeto de pesquisa a coleção de livros didáticos “Novo Girassol: saberes e fazeres do campo”, do Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD) Campo, utilizando como método de análise ferramentas arqueo-genealógicas. Como resultado, percebemos que as mulheres ainda possuem menos espaços de representação do que os homens nos livros didáticos, e que muitas vezes os papéis reforçam estereótipos de gênero, de raça e de classe. Porém, acreditamos na força desses artefatos, enquanto rizomas, que podem produzir efeitos outros nos corpos que os utilizam, desde que outras histórias sejam contadas, outras imagens sejam veiculadas. Ao final sugerimos que histórias de mulheres brasileiras, que se destacam sócio-cultural-artisticamente, sejam adicionadas às coleções de livros didáticos pertencentes ao PNLD e que encontrem igualdade de oportunidade para demonstrar seus feitos.

 

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Biografia do Autor

Maria Luíza Lucas dos Santos, Instituto Federal do Maranhão, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso e servidora do Instituto Federal do
Maranhão.

Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense e professora da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Odimar João Peripolli, Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor aposentado da Universidade do Estado de Mato Grosso.

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Publicado

25-05-2022

Como Citar

SANTOS, M. L. L. dos .; MALDONADO, M. M. C. .; PERIPOLLI, O. J. . A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD CAMPO E SUAS POSSIBILIDADES. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–17, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62817. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62817. Acesso em: 28 mar. 2024.