INTERSECCIONALIDADES E SURDEZ

em busca de um bilinguismo antirracista e anticapacitista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62845

Palavras-chave:

Surdez, Interseccionalidade, Educação de surdos

Resumo

O artigo, com inspiração ensaística, compartilha experiências vivenciadas por dois professores atuantes no contexto da educação bilíngue de surdos, com um público formado por jovens e adultos, muitos dos quais trabalhadores. Relatamos acontecimentos e conversações com estudantes em situações de sala de aula e de encontros do projeto “Surdez e diferenças: interseccionalidades em foco”, no qual colocamos em discussão, em rodas de conversa, nossas diferenças, nossas marcas de existência, em especial, as diferentes categorias que atravessam as corporalidades e histórias surdas: raça, gênero, condição social etc.  No diálogo com essas experiências e acontecimentos, assim como com as narrativas de estudantes e as nossas próprias, problematizamos como diferentes sistemas de opressão se fazem presentes em nossas práticas pedagógicas e em nossas relações educativas, influenciando o processo de aprendizagem/ensino. Convidamos à escuta atenta e à reflexão sensível a partir das múltiplas vozes que compõem este texto, na busca da construção de uma educação bilíngue de/com surdos ética e esteticamente comprometida com práticas antirracistas e anticapacitistas.

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Biografia do Autor

Aline Gomes da Silva, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense e professora do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Tiago Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil.

Doutor em Educação e professor do Departamento de Educação Básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

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Publicado

15-05-2022

Como Citar

SILVA, A. G. da .; RIBEIRO, T. INTERSECCIONALIDADES E SURDEZ: em busca de um bilinguismo antirracista e anticapacitista. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–16, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62845. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62845. Acesso em: 22 dez. 2024.