INTERSECCIONALIDADES E SURDEZ

em busca de um bilinguismo antirracista e anticapacitista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62845

Palavras-chave:

Surdez, Interseccionalidade, Educação de surdos

Resumo

O artigo, com inspiração ensaística, compartilha experiências vivenciadas por dois professores atuantes no contexto da educação bilíngue de surdos, com um público formado por jovens e adultos, muitos dos quais trabalhadores. Relatamos acontecimentos e conversações com estudantes em situações de sala de aula e de encontros do projeto “Surdez e diferenças: interseccionalidades em foco”, no qual colocamos em discussão, em rodas de conversa, nossas diferenças, nossas marcas de existência, em especial, as diferentes categorias que atravessam as corporalidades e histórias surdas: raça, gênero, condição social etc.  No diálogo com essas experiências e acontecimentos, assim como com as narrativas de estudantes e as nossas próprias, problematizamos como diferentes sistemas de opressão se fazem presentes em nossas práticas pedagógicas e em nossas relações educativas, influenciando o processo de aprendizagem/ensino. Convidamos à escuta atenta e à reflexão sensível a partir das múltiplas vozes que compõem este texto, na busca da construção de uma educação bilíngue de/com surdos ética e esteticamente comprometida com práticas antirracistas e anticapacitistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Gomes da Silva, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense e professora do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Tiago Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil.

Doutor em Educação e professor do Departamento de Educação Básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Referências

CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Pedagogia Visual / Sinal na Educação dos Surdos. In: QUADROS, Ronice Muller; PERLIN, Gladis (Orgs.). Estudos Surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.

COLLINS, Patrícia Hill. Intersectionality's Definitional Dilemmas. Annual Review Of Sociology, Palo Alto, v. 41, n. 1, 14 ago. 2015. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/full/10.1146/annurev-soc-073014-112142 Acesso em: 20 mar. 2022.

COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Silma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.

hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019a.

hooks, bell. Eu não sou uma mulher? Mulheres negras e feminismo. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019b.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Editora Edufba, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GODOY, Rossana; RIBEIRO, Tiago. Chuva de estrelas: entre metáforas e narrativas para sentir/pensar caminhos investigativos desde nossas ancestralidades. Revista Educação Unisinos, Porto Alegre, n. 25,out. 2021. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/22263/60748803 Acesso em: 08 abr. 2022.

JANOARIO, Ricardo; PELUSO, Leonardo. Diferencia y reconocimiento. Apuntes para deconstruir la ideología de la normalidade. Universidad de la República. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Uruguai, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias de Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019.

PERLIN, Gladis Teresinha Taschetto. Identidade Surdas. In: SKLIAR, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2013

RIBEIRO, Tiago; SILVA, Aline Gomes da; VIGNOLI, Lúcia. LYRA, Joana. Cartografía de afectos: tejiendo escuelas posibles entre encuentros, vidas y lenguas. In: RATTERO, C. (org.). Ensayos sobre educación y alteridad. Goya: Arandu, 2021.

RIBEIRO, Tiago; SKLIAR, Carlos. Escolas, pandemia e conversação: notas sobre uma educação inútil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Mato Grosso do Sul, n 55, set/dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1484. Acesso em: 14 abr. 2022.

RIBEIRO, Tiago; SILVA, Aline Gomes da; VIGNOLI, Lúcia. Sobre experiência, currículo e formação: tornar-se docente de jovens e adultos surdos no cotidiano de uma escola bilíngue. In: GONÇALVES, R.; RODRIGUES, A. RIBEIRO, T. Cotidianos e formação docente: conversas, currículos e experiências com a escola. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.

SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2013.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

VILHALVA, Shirley. Despertar do silêncio. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2004.

Downloads

Publicado

15-05-2022

Como Citar

SILVA, A. G. da .; RIBEIRO, T. INTERSECCIONALIDADES E SURDEZ: em busca de um bilinguismo antirracista e anticapacitista. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–16, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62845. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62845. Acesso em: 22 nov. 2024.