REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

currículo e práticas educacionais antirracistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62847

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Educação antirracista, Identidade

Resumo

A educação antirracista combate todas as formas de expressão de racismo e busca promover o respeito e a valorização das diferentes culturas e identidades dos povos.  A Lei Federal 10.639/2003, modificada pela Lei 11.645/2008, estabelece a inclusão da história e a cultura afro-brasileira e indígena como temáticas obrigatórias, e contribui na valorização da cultura e da história negra e indígena. Este artigo objetiva refletir sobre as relações étnico-raciais para o desenvolvimento de um currículo escolar voltado à educação antirracista, por meio da análise de artigos, apresentados em um dossiê temático de um periódico nacional, que tratam de práticas e reflexões envolvendo as relações étnico-raciais. Usou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os dados demonstram que as reflexões e práticas pedagógicas desenvolvidas em relação às questões étnico-raciais contribuem na valorização da história, da cultura e da identidade racial. Assim, a educação antirracista, que incorpora as relações étnico-raciais, deve estar contemplada no currículo escolar e ser desenvolvida nas práticas pedagógicas para combater a discriminação racial e promover a valorização da identidade negra e indígena.

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Biografia do Autor

Carla Maria Leidemer Bruxel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Professora da Rede Municipal de São Martinho.

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

 

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Publicado

25-05-2022

Como Citar

BRUXEL, C. M. L.; BIANCHI, V. .; BOFF, E. T. de O. . REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: currículo e práticas educacionais antirracistas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–13, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62847. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62847. Acesso em: 19 abr. 2024.