DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62996

Palavras-chave:

Educação antirracista, Colonialismo, Currículo

Resumo

O texto objetiva trazer discussões sobre as marcas do colonialismo, do racismo e a possibilidade de pensarmos na escola em alternativas que trabalhem com uma educação antirracista desenvolvendo uma crítica à produção de conhecimento na modernidade, discutindo como conhecer, por meio da observação e explicação, produziu um modelo de ciência que, tornou-se hegemônico e dogmático, invisibilizando múltiplos conhecimentos e traduzindo-os como inexistentes. Propõe pensar um currículo que produza a crítica aos modos como o conhecimento é tratado na escola trazendo outras vozes e saberes por meio das narrativas, visto que elas permitem desinvisibilizar as experiências de opressão que estão, de modo dinâmico, sempre se relacionando e se sobrepondo entre si, sinalizando a inseparabilidade estrutural das questões de raça, gênero e classe e fazendo notar como o colonialismo deixou marcas profundas em múltiplas estruturas, exercendo suas colonialidades mesmo após a independência de suas colônias. Como aporte teórico-metodológico utiliza as pesquisas nosdoscom os cotidianos e a pesquisa narrativa, a fim de buscar uma compreensão de mundo mais ampliada, argumentando que o racismo é uma questão estrutural. Para isso, traz uma discussão sobre os currículos escolares numa perspectiva de valorização das diferenças e de um entendimento radical a favor da ideia de democracia social, buscando, por meio da narrativa de experiências, outras possibilidades de insurgência, de existência e de resistência.

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Biografia do Autor

Graça Regina Franco da Silva Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora  Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Isadora Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Tutora de História no Pré-vestibular Social CECIERJ.

Marcia de Oliveira Maciel Franco Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora da Educação Básica.

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Publicado

15-05-2022

Como Citar

REIS, G. R. F. da S.; AZEVEDO, I.; REIS, M. de O. M. F. DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62996. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62996. Acesso em: 27 dez. 2024.