DE REPENTE, UMA PANDEMIA

criação curricular e resistências coletivas como afirmação da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64595

Palavras-chave:

Composições curriculares inventivas, Resistências coletivas, Micropolíticas ativas

Resumo

O ano era 2020. Quem estava preparado para enfrentar uma pandemia? Quem imaginava que, de repente, seríamos surpreendidos por tantos afetos tristes? Aulas presenciais suspensas, dúvidas e muitas inquietações nos cotidianos escolares. Aprendemos? O quê? A vida parou? Foram tantos ou isso ou aquilo! Preferimos e...e...e... Por isso, o(a) convidamos para entrar em relação com uma pesquisa, que mergulha por entre micropolíticas ativas (ROLNIK, 2015) que potencializam currículos inventivos, engendrados com os signos da arte, em  uma escola de ensino fundamental no município da Serra-ES, evidenciando a potência coletiva de professores(as) na relação entre formas e forças que atravessam o cotidiano escolar, na intenção de produzir currículos que escapem aos padrões hegemônicos instituídos e afirmem a vida. Como metodologia, aposta na cartografia, trilhando pela ordem do devir. Acompanha os movimentos vividos por professores(as) por meio de agenciamentos em redes de conversações (CARVALHO, 2011) e problematiza os sentidos produzidos nos processos curriculares e suas implicações nos processos de ‘aprenderensinar’. Dialoga com Deleuze e Guattari (2011, 2018), na perspectiva da filosofia da diferença. Aposta em ‘práticasteorias’ (ALVES, 2019) tecidas nos cotidianos escolares e argumenta que, por entre formas e forças há processos de resistência e movimentos curriculares de afirmação da vida. Conclui que a composição de práticas curriculares, no agenciamento entre corpos coletivos, tece rupturas com a lógica da servidão e produz vida, alegria, diferença.

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Biografia do Autor

Andrea dos Santos Gabriel, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Pedagoga pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestranda em Educação pela mesma instituição.

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professora da mesma instituição.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

GABRIEL, A. dos S. .; SILVA, S. K. da. DE REPENTE, UMA PANDEMIA: criação curricular e resistências coletivas como afirmação da vida. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–13, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64595. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/64595. Acesso em: 26 dez. 2024.