CURRICULAR GUIDELINES FOR ART (2008) AND CREP-ART (2020)

from historical-critical pedagogy to theoretical limbo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53907

Keywords:

Curricular Art Guidelines, CREP-Arte, Historical-Critical Pedagogy

Abstract

O trabalho aborda a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Paraná e o abandono das Diretrizes Curriculares de Arte e, consequentemente, da Pedagogia Histórico-Crítica na Rede Estadual de Educação Básica, enquanto fundamentação teórico-metodológica da disciplina, repercutindo na fragilização e esvaziamento dos conteúdos do currículo de Arte. A proposta de mudança de grade curricular ocorre a partir de 2020, com a imposição do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Tendo como base a problemática apresentada, traçamos primeiras impressões sobre este Currículo e apontamos possíveis consequências para a disciplina de Arte. As fontes documentais utilizadas na pesquisa são as Diretrizes Curriculares de Arte do Paraná (2008), o Referencial Curricular do Paraná (2018), o Currículo da Rede Estadual Paranaense (2019) e a BNCC (2017). Buscamos encontrar nos três últimos documentos citados suas conexões com o neoprodutivismo, neoescolanovismo, neoconstrutivismo, neotecnicismo, bem como o alinhamento destes com a reforma de cunho empresarial da educação. Nas Diretrizes Curriculares de Arte procuramos destacar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a disciplina. Para fundamentar esta análise foram adotados autores como Saviani (2013; 2016), Duarte (2013), Zanotto e Sandri (2018) e Freitas (2018). Após a análise dos dados, constatamos que a disciplina de Arte concebida no CREP tende a descaracterizar a arte em seu potencial de humanização, transformando-a em mero instrumento para o desenvolvimento de habilidades e competências objetivadas na necessidade do mercado.

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Author Biographies

Alinne Martins de Souza, State University of Western Paraná, Brazil.

Master student in Education at the State University of Western Paraná and Professor of Art at the Paraná State Basic Education Network.

Juliana Aparecida Poroloniczak, Paulista State University Júlio de Mesquita Filho, Brazil.

PhD in School Education from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho with sandwich doctorate at Universidad de La Habana in Cuba.

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Published

2020-12-11

How to Cite

SOUZA, A. M. de .; POROLONICZAK, J. A. . CURRICULAR GUIDELINES FOR ART (2008) AND CREP-ART (2020): from historical-critical pedagogy to theoretical limbo. Curriculum Space Journal, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 781–793, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53907. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/53907. Acesso em: 17 jul. 2024.