DIRETRIZES CURRICULARES DE ARTE (2008) E CREP-ARTE (2020)

da pedagogia histórico-crítica ao limbo teórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53907

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares de Arte, CREP-Arte, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O trabalho aborda a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Paraná e o abandono das Diretrizes Curriculares de Arte e, consequentemente, da Pedagogia Histórico-Crítica na Rede Estadual de Educação Básica, enquanto fundamentação teórico-metodológica da disciplina, repercutindo na fragilização e esvaziamento dos conteúdos do currículo de Arte. A proposta de mudança de grade curricular ocorre a partir de 2020, com a imposição do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Tendo como base a problemática apresentada, traçamos primeiras impressões sobre este Currículo e apontamos possíveis consequências para a disciplina de Arte. As fontes documentais utilizadas na pesquisa são as Diretrizes Curriculares de Arte do Paraná (2008), o Referencial Curricular do Paraná (2018), o Currículo da Rede Estadual Paranaense (2019) e a BNCC (2017). Buscamos encontrar nos três últimos documentos citados suas conexões com o neoprodutivismo, neoescolanovismo, neoconstrutivismo, neotecnicismo, bem como o alinhamento destes com a reforma de cunho empresarial da educação. Nas Diretrizes Curriculares de Arte procuramos destacar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a disciplina. Para fundamentar esta análise foram adotados autores como Saviani (2013; 2016), Duarte (2013), Zanotto e Sandri (2018) e Freitas (2018). Após a análise dos dados, constatamos que a disciplina de Arte concebida no CREP tende a descaracterizar a arte em seu potencial de humanização, transformando-a em mero instrumento para o desenvolvimento de habilidades e competências objetivadas na necessidade do mercado.

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Biografia do Autor

Alinne Martins de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Professora  de Arte da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná. 

Juliana Aparecida Poroloniczak, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com Doutorado sanduíche na Universidad de La Habana em Cuba.  

Referências

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

SOUZA, A. M. de .; POROLONICZAK, J. A. . DIRETRIZES CURRICULARES DE ARTE (2008) E CREP-ARTE (2020): da pedagogia histórico-crítica ao limbo teórico. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 781–793, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53907. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/53907. Acesso em: 24 nov. 2024.