DIRECTRICES CURRICULARES DE ARTE (2008) Y CREP-ARTE (2020)
de la pedagogía histórico-crítica al limo teórico
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53907Palabras clave:
Directrices Curriculares del Arte, CREP-Arte, Pedagogía Histórico-críticaResumen
O trabalho aborda a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Paraná e o abandono das Diretrizes Curriculares de Arte e, consequentemente, da Pedagogia Histórico-Crítica na Rede Estadual de Educação Básica, enquanto fundamentação teórico-metodológica da disciplina, repercutindo na fragilização e esvaziamento dos conteúdos do currículo de Arte. A proposta de mudança de grade curricular ocorre a partir de 2020, com a imposição do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Tendo como base a problemática apresentada, traçamos primeiras impressões sobre este Currículo e apontamos possíveis consequências para a disciplina de Arte. As fontes documentais utilizadas na pesquisa são as Diretrizes Curriculares de Arte do Paraná (2008), o Referencial Curricular do Paraná (2018), o Currículo da Rede Estadual Paranaense (2019) e a BNCC (2017). Buscamos encontrar nos três últimos documentos citados suas conexões com o neoprodutivismo, neoescolanovismo, neoconstrutivismo, neotecnicismo, bem como o alinhamento destes com a reforma de cunho empresarial da educação. Nas Diretrizes Curriculares de Arte procuramos destacar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a disciplina. Para fundamentar esta análise foram adotados autores como Saviani (2013; 2016), Duarte (2013), Zanotto e Sandri (2018) e Freitas (2018). Após a análise dos dados, constatamos que a disciplina de Arte concebida no CREP tende a descaracterizar a arte em seu potencial de humanização, transformando-a em mero instrumento para o desenvolvimento de habilidades e competências objetivadas na necessidade do mercado.
Descargas
Métricas
Citas
ARCO-VERDE, Y. F. S. Reformulação Curricular No Estado Do Paraná – Um Trabalho Coletivo. Primeiras Reflexões Para A Reformulação Curricular Da Educação Básica No Estado Do Paraná. Curitiba, Secretaria de Estado da Educação, 2004,
BRASIL. Lei Nº 9.394, De 20 De Dezembro De 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 24 maio. 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (Bncc). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2020.
DUARTE, Newton. Os Conteúdos Escolares E A Ressurreição Dos Mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP; Autores Associados, 2016.
FREITAS, Luis Carlos de. A Reforma Empresarial Da Educação: Nova Direita, Velhas Idéias. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares De Arte Para A Educação Básica. Departamento de Educação Básica. Curitiba, 2008.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Estudo e Planejamento 2020. Departamento de Educação Básica. Curitiba, 2008. Disponível em <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/estudos_planejamento/fevereiro_2020/escolas_regulares_eja/segundo_dia/professores/roteiro_professores_escolas_regulares_eja.pdf> Acesso em 19 jun. 2020.
PARANÁ. Referencial Curricular Do Paraná: Princípios, Direitos E Orientações. Curitiba, 2018.
PARANÁ. Currículo Da Rede Estadual Paranaense – Arte - Ensino Fundamental. Curitiba, 2019.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Básico Para A Escola Pública Do Estado Do Paraná. Curitiba: SEED, 1990.
SAVIANI, Demerval. O Neoprodutivismo e suas variantes: Neoescolanovismo, Neoconstrutivismo, Neotecnicismo (1991-2001). In: Histórias Das Idéias Pedagógicas No Brasil. - 4ªed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras Aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, Demerval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In Moviment-Revista de Educação. UFF, Rj, 2016. Disponível em < http://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575>. Acesso em: 12 fev. 2020.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico- Crítica. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2003.
ZANOTTO, Marijane; SANDRI, Simone. Avaliação Em Larga Escala E Bncc: Estratégias Para O Gerencialismo Na Educação. In: Temas & Matizes, Cascavel, v. 12, n. 23, p. 127 – 143, jul./dez. 2018. Disponível em <http://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/21409>. Acesso em: 12 fev. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Espacio do Currículum
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un artículo a la Revista Espacial Curricular (REC) y tenerlo aprobado, los autores acuerdan asignar, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista Espacial Curricular: derechos de primera publicación y permiso para que REC redistribuya este artículo. artículo y sus metadatos a los servicios de indexación y referencia que sus editores consideren apropiados.