CURRÍCULO E MOBILIDADE SOCIAL EM ANGOLA
pontes e vazios na relação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.50325Palavras-chave:
Currículo, Plano de Estudo, Educação, Contexto, Mobilidade SocialResumo
A educação, que bombeia o sangue do desenvolvimento, é um direito fundamental do ser humano e, para além de colaborar para a sua mudança progressiva, é determinante para o crescimento do país. Para isso, requer-se continuamente um currículo relevante e actual, que faça uma leitura profunda ao contexto social e económico, no sentido de facilitar a mobilidade social dos cidadãos. Neste sentido, o presente texto objectiva contribuir com algumas reflexões críticas acerca da face e interface existente entre o currículo, planos de estudo e mobilidade social dos jovens que frequentam os Cursos Gerais em Angola. Para dar suporte ao mesmo, e inspirando-se na abordagem qualitativa, privilegiamos a recolha bibliográfica, a leitura e interpretação dos documentos normativos relacionados ao tema. Os resultados relevam, que o currículo e os planos de estudo dos Cursos Gerais em Angola ainda não estabelecem uma interface saudável com o contexto social, que possibilitaria forjar cidadãos completos, que experimentassem uma airosa inserção e ascensão social. A inexistência dessa recomendável interface, contribui para a elevação dos índices frustracionais da jovem geração após a conclusão do ciclo de formação média. O texto sugere que, no contexto actual, a educação deve ser prioridade para o desenvolvimento socioeconómico, devendo focar-se essencialmente nas necessidades do contexto social e económico, contribuindo para a mobilidade social vertical dos indivíduos.
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