CANTOS DE ESPERANÇA
negociando um currículo no cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54114Palavras-chave:
Curriculocotidiano, Negociação curricular, SaberesfazerespoderesResumo
Este artigo apresenta resultados e discussões proveniente de uma pesquisa com o cotidiano dos praticantespensantes da Educação do/no Campo nos espaçostempos de planejamento no município rural de Santaluz – Ba. A partir das ideias de Certeau, Larrosa e de autores cotidianistas problematizamos o curriculocotidiano por meio das negociações curriculares engendradas pelas experiências de professores do campo nas redes tecidas pelos seus saberesfazerespoderes. Ao acompanhar esses processos, por meio de uma pesquisa cartográfica, apresentamos discussões referentes à micropolítica curricular local e as táticas praticadas por estes professores a partir das suas produções e seus cantos entoados no cotidiano, problematizando, junto a esses contextos a invenção do currículocotidiano. No cotidiano os professores aram, adubam e umidificam os currículos, negociando novos modos de apropriação do prescrito.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, L.; ALVES, N. (org.). Pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas. Rio de Janeiro; DP&A, 2001, p. 13-38.
__________. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. TEIAS: Rio de Janeiro, ano 4, nº 7-8, jan/dez 2003.
__________. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, L.; ALVES, N. (org.). Pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas. Rio de Janeiro; DP&A, 2008, p. 39-48.
ALVES, N.; OLIVEIRA, I. Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2010.
BARROS, Laura Pozzana de; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓCIA, Liliane da (Orgs.) Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividades. Porto Alegre: Sulina, 2012.
BRASIL. Projeto de Lei 4.530, de 25 de novembro de 2004. Plano Nacional de Juventude. Brasília - DF, 2004.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília - DF, 2006, Seção I Da Educação Básica, Art. 28. Títulos I e II e III, p. 18.
BRASIL. Projeto Político Pedagógico Saberes da Terra. Programa Nacional de Educação de Jovens Integrada com qualificação Social e Profissional para Agricultores Familiares. Coordenação: Armênio Bello Schmidt, Sara de Oliveira Silva Lima, Wanessa Zavarese Sechim. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2011.
COSTA, M. V.; SILVEIRA, R. H.; SOMMER, L. H. Estudos culturais, educação e pedagogia. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 23, p. 36-61, Aug. 2003. Disponível em:<http://www.scielo. br/pdf/rbedu/n23/n23a03.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2015.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, R.L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
__________. Currículo, formação continuada de professores e cotidiano escolar: fragmentos de complexidade das redes vividas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo (org.). Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005. p. 15‐41.
__________. Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. 2. ed. São Paulo. Cortez, 2008.
FERRAÇO, Carlos Eduardo; SOARES, M. da C. Silva; ALVES, Nilda. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação no Brasil. Pedagogía y Saberes. Universidad Pedagógica Nacional Facultad de Educación, p. 7-17. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/pys/n46/n46a02.pdf> Acesso em 20 de ago. 2017.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓCIA, Liliane da (Orgs.) Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividades. Porto Alegre: Sulina, 2012.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiências. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
__________. Currículos e pesquisas com os cotidianos. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo, CARVALHO, Janete Magalhães (Org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Rio de Janeiro: DP et Alii, p. 47-70, 2012a.
__________. Contribuições de Boaventura de Sousa Santos para a reflexão curricular: princípios emancipatórios e currículos pensadospraticados. Revista e-curriculum, São Paulo, v.8 n.2, ago. 2012b.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 587-604, maio/ago. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a1440140.pdf> Acesso em: 01 mar. 2017.
TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 227-242, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v34n2/02.pdf>. Acesso em: 28 set. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.