A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA BNCC

uma análise à luz da Teoria Histórico-Cultural

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Linguagem, BNCC, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar, por meio da Base Nacional Comum Curricular, como a Alfabetização é percebida no contexto do processo de ensino e aprendizagem, tendo como parâmetro de análise os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência autores que têm como pressuposto a Teoria Histórico-Cultural, como: Vigotski (2000), Leontiev (1978), Luria (1991), entre outros. O estudo revelou que a BNCC compreende a alfabetização como um treinamento relacionado à consciência fonológica, o que implica uma visão descontextualizada, técnica e reducionista do processo de ensino e aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade Estadual de Londrina.

Lucas Henrique dos Santos, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Mestre e Doutorando em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual de Londrina.

Fernanda Beatriz dos Santos, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Granduanda em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BRASLAVSKY, Berta. La escuela puede: una perspectiva didáctica. Buenos Aires: AIQUE Grupo Editor, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, Brasília, 2017.

COELHO, Sônia Maria. A Alfabetização na perspectiva histórico-cultural. Caderno de Formação: formação de professores didática dos conteúdos. Universidade Estadual Paulista. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais

e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Manuel Dias Duarte. Lisboa: Editora Livros Horizontes, 1978.

LURIA, Alexander Romanovich et al. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 4. ed. São Paulo: Ícone, 1988.

LURIA, Alexander Romanovich. Curso de Psicologia Geral. Volume II. Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

NOGUEIRA, Maria Alice. A escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias: a ação discreta da riqueza cultural. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 1998 nº 7 p. 42-56.

RIBEIRO, Vera Masagão. Problemas da abordagem piagetiana em educação: Emília Ferreiro e a alfabetização. 1991. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. 1991.

RODRÍGUEZ, Cintia. O nascimento da inteligência: do ritmo ao símbolo. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento-Revista de Educação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, p. 54-84, jan./ago, 2016.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Fontes Editora Ltda, 1991.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

SANTOS, A. R. de J.; SANTOS, L. H. dos; SANTOS, F. B. dos. A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA BNCC: uma análise à luz da Teoria Histórico-Cultural. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e66467, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/66467. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)