TRAGÉDIA E RECONHECIMENTO NA TRAJETÓRIA FORMATIVA
TRAGEDY AND RECOGNITION IN THE FORMATIVE TRAJECTORY
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.33496Palavras-chave:
Saber trágico, Educação, Pesquisa-formaçãoResumo
O artigo busca evidenciar e compreender o papel do saber trágico na experiência formativa, compreendido a partir de Jaspers e Ricoeur. A problematização aborda a potência criadora do trágico como um projeto de conhecimento presente na vida e na atuação de uma educadora de periferia, articulando com a discussão sobre o papel da escola e sua relação com a luta por reconhecimento social. A possibilidade de interlocução de questões teóricas e narrativas inscreve-se no contexto metodológico da pesquisa-formação, com base na história de vida. Na discussão, analisamos o impacto dado à formação (inter)subjetiva pelo saber trágico que tem como desafio a redenção ou a libertação, visto que a tragédia pode ser superada pela obra do ser humano mediante a autopoiesis.
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