AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE HUMANA EM QUESTÃO
DIGITAL TECHNOLOGIES AND THE DEVELOPMENT OF HUMAN CREATIVITY IN QUESTION
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.46740Palavras-chave:
Criatividade, Tecnologias, EducaçãoResumo
O presente estudo, de abordagem hermenêutica, visa recuperar as dimensões da criatividade humana que servem para potencializar as tecnologias nas práticas educativas, reforçando a necessidade de uma educação que promova a participação coletiva e a renovação dos saberes, a fim de reconstruir os processos de ensino e aprendizagem. A valorização da criatividade caminha com os ideais pedagógicos de renovação das práticas educativas e pode ser concebida como um potencial humano que expande horizontes de recriação e não apenas de reprodução aplicada de conhecimentos técnicos, o que dificulta a mobilização do pensar e inibe a expressão criativa. Concluímos que por meio dos recursos tecnológicos em sala de aula é possível atuar e reconstruir projetos pedagógicos, diante das múltiplas possibilidades de aprender e produzir conhecimentos no âmbito social, transformando os contextos e manifestando os saberes necessários às práticas educativas com as tecnologias.
Downloads
Referências
ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1993.
ALENCAR, E. M. L. S. Como desenvolver o potencial criador e criatividade. São Paulo: Makron Books, 1996.
AMANTE, L. As tecnologias digitais na escola e na educação infantil. Pinhais, PR: Editora Melo, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2012.
BOHM, D. Sobre a criatividade. Trad. Rita de Cássia Gomes. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
COUTINHO, L. M. Aprendizagem, tecnologia e educação a distância. Módulo I, v. 3. Eixo Integrador: Realidade Brasileira. Brasília: UnB, 2002.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Trad. Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
HABERMAS, J. Passado como futuro. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.
HABERMAS, J. Técnica e Ciência como Ideologia. Trad. Artur Morão. Lisboa: Dom Quixote, 1994.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; TREVISAN, A. L. Por uma cultura reconstrutiva dos sentidos das tecnologias na educação. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Campinas, v. 40, p. 1-15, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100802&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 maio 2019.
KNELLER, G. F. Arte e ciência da criatividade. 4. ed. São Paulo: IBRASA, 1976.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
LIMA JUNIOR; A. S. de. Tecnologias inteligentes e educação: currículo hipertextual. Rio de Janeiro: Quartet; Juazeiro, BA: FUNDESF, 2005.
LUBART, T. Psicologia da Criatividade. Trad. Márcia Conceição Machado Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MARTÍNEZ, A. M. Criatividade e saúde nos indivíduos e nas organizações. In: VIRGOLIM, A. R. (org.). Talento criativo. Expressão em múltiplos contextos. Brasília: Ed. UnB, pp. 53-64, 2007.
MARTÍNEZ, A. M. A criatividade na escola: três direções de trabalho. Linhas Críticas, v. 8, Brasília, junho-dezembro de 2002.
MARTÍNEZ, A. M. Criatividade, Personalidade e Educação. Campinas: Papirus, 2000.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadora com tecnologias audiovisuais e telemáticas. 8 ed. Campinas: Papirus, 2004.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
SHAVININA, L. V. The international handbook on innovation. Oxford: Elsevier Science, 2003.
TAKAHASHI, T. (org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Ministério da Ciência e Tecnologia, Brasília: MEC, 2000.
VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. TV escola - Salto para o Futuro. Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias. MEC: Secretaria de Educação a Distância, pp. 18-30, setembro 2005.
WESCHSLER, S. M. Criatividade: descobrindo e encorajando. Campinas, SP: Editora Psy, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).