Avaliação do REUNI:
um estudo de caso para o curso de saúde coletiva
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64221Palavras-chave:
Avaliação da educação superior, Gestão universitária, Políticas de educaçãoResumo
A expansão do ensino superior no Brasil enfrenta o desafio de democratizar o acesso e garantir a qualidade dos cursos. Uma política importante nessa expansão no Brasil foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) que, na Universidade Brasília (UnB), contribuiu para a criação de uma nova graduação em Saúde Coletiva no campus de Ceilândia (FCE), periferia de Brasília. O objetivo do trabalho é identificar os desafios e limitações que afetam o curso de Saúde Coletiva da FCE, assim contribuindo para a avaliação do REUNI. Para tanto, a partir da análise de conteúdo com a opinião dos estudantes, resumiu-se os desafios e limitações do curso de Saúde Coletiva em três dimensões: (1) inserção no mercado de trabalho; (2) desconhecimento acerca do curso; (3) questões pessoais dos estudantes que limitam o acompanhamento do curso. É incontestável o impacto do REUNI na expansão de vagas no ensino superior, porém aspectos relacionados a atratividade, qualidade e inclusão dos alunos podem ser aprimorados em políticas de mesma natureza
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