Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba:

entre comemoração e rememoração (1977-1994)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66821

Palavras-chave:

Programa de Pós-Graduação em Educação, Comemoração, Rememoração

Resumo

Este artigo pretendeu difundir as primeiras análises e impressões em relação à constituição e à trajetória inicial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), em favor da Educação Popular, entre 1977 e 1994. Para cumprir tal intenção, recorreu-se aos seguintes questionamentos: o que as fontes históricas revelam sobre o programa? Quais são as primeiras impressões sobre a identidade e o lugar social da instituição, entre 1977 e 1994? Por que comemorar e rememorar a trajetória inicial do PPGE/UFPB? Nessa perspectiva, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise sobre as memórias escritas de fontes históricas: a Resolução CONSEPE 47º/1977, o Mapa de Seleção (perfil dos candidatos) de 1987 a 1994 e o livro comemorativo de trinta anos do Programa, dialogando com Lampert (2000), Saviani (2008), Ferreira (2012), dentre outros autores. Como resultado, evidenciou-se a mobilização do corpo do Programa no levantamento de fontes e as reflexões entre os limites dos atos de comemoração e rememoração na obra celebrativa e na escrita das primeiras impressões sobre a História e Memórias do PPGE/UFPB.

 

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Biografia do Autor

Felipe Cavalcanti Ivo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Educação e Tecnologia. Membro dos Grupos de Estudos História da Educação Brasileira, GT – PB e do Grupo de Estudos Memória,História e Educação.

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Pós-doutorado em Política Educativa pela Universidade do Minho/Portugal. Professora no Programas de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba. Membro dos Grupos de Estudos História da Educação Brasileira e do Grupo de Estudos Memória, História e Educação.

Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Estágio Pós-Doutoral Sênior no Instituto de Educação, na área de História da Educação, na Universidade de Lisboa, no biênio 2015/2016, subsidiado pela fundação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Professor Associado IV, na área de Sociologia da Educação, no Departamento de Fundamentação da Educação (Centro de Educação). É professor pesquisador, habilitado a orientar nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (Centro de Educação) na Universidade Federal da Paraíba na Linha de História da Educação desde 2008. Coordenador da Linha de História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPB) no biênio 2016-2018 e no triênio 2018-2021. Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE_UFPB) no período compreendido entre 2018 e os dias atuais. Membro Titular do CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) no biênio 2019-2021. Desenvolve pesquisas e estudos sobre História Intelectual e dos Intelectuais, História Conceitual, Teoria e História da Educação, Democracia, Liberalismo, Perspectivas Pós-Socialistas e as suas interfaces com a Teoria do Reconhecimento. Integra no Diretório do CNPq o HISTED-BR (Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, atuando na Linha História Intelectual e dos Intelectuais, (auto) biografias e Estudos de Gênero, além de também o GHENO (Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista), constituído por professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação e História, ambos na UFPB, bem como o Grupo História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil (PUC-SP). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

IVO, F. C.; CARVALHO, M. E. G. .; COSTA, J. C. de C. Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba:: entre comemoração e rememoração (1977-1994) . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202350, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66821. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/66821. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil