O Apresentação do dossiê
O golpe de 1964, 60 anos depois: narrativas, resistência e redemocratização
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.72133Palavras-chave:
Golpe de 1964; ditadura Militar; narrativas.Resumo
Trata-se de um texto apresentativo Ao Dossiê O GOLPE DE 1964, 60 ANOS DEPOIS: NARRATIVAS, RESISTÊNCIA E REDEMOCRATIZAÇÃO" e que tem o propósito rememorar e oferecer visibilidade a um fato histórico que modificou a história do Brasil e avida dos brasileiros e brasileiras por cerca de 21 anos.
Downloads
Referências
CARVALHO, Maria Elizete Guimarães. O Golpe de 1964: o direito à memória e à verdade histórica. Palestra proferida na Mesa Redonda O Golpe de 1964, a Ditadura e a Educação: uma história inconclusa, no Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE/UFPB, em maio/2024.
ROUSSO, Henry. A memória não é mais o que era. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 93-102
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).