TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: RECURSOS PEDAGÓGICOS À INCLUSÃO HUMANA
Abstract
O ensaio busca analisar as tecnologias assistivas na educação, a partir de suas rupturas, contradições e avanços nos debates contemporâneos. Para isso, aborda as diversas percepções sob as quais se estabelecem as relações entre a inclusão humana, as tecnologias de interação e a produção do conhecimento. A abordagem metodológica da pesquisa é de enfoque hermenêutico, uma atitude dialógica aplicada a textos, que aposta na interpretação e na compreensão da realidade histórico-cultural. Como referencial teórico, utilizam-se os estudos de Freire (2000), Bersch e Tonolli (2008), Lévy (1999), Mantoan (2003), Tardif (2002), Vygotsky (1988), entre outros, porque elucidam questões inter-relacionadas com os processos de inclusão escolar, cultural, artístico e social, bem como das tecnologias assistivas. A investigação possibilitou conhecer o cenário das pesquisas sobre essas tecnologias e as inter-relações com a inclusão na complexa sociedade contemporânea, para afirmar que existem uma tensão e um subaproveitamento dessas tecnologias nos processos pedagógicos, embora seus avanços tenham dado respostas positivas à qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais.
Palavras-chave: Tecnologias assistivas. Integração escolar. Educação inclusiva. Inter-relações.
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