Mobilizando saberes de Ciências da Natureza da BNCC a partir de oficinas didáticas para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.61944

Palavras-chave:

Continuing Training. Three Pedagogical Moments. Science teaching.

Resumo

Este artigo apresenta estudos referentes ao desenvolvimento de Oficinas Didáticas de Ciências da Natureza como parte do Programa de Formação Continuada: Ensino de Ciências nos Anos Iniciais a partir da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de um estudo de caso, que trabalhou com um grupo específico de docentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir do planejamento e dos registros no Diário de Bordo da equipe que elaborou e executou a proposta das oficinas e de questionários aplicados aos docentes participantes. Como resultados constatamos que as Oficinas Didáticas foram avaliadas positivamente pelo grupo devido abordagem metodológica utilizada e as ações colaborativas e interativas dos encontros. Em relação aos dezesseis Objetos do Conhecimento (OC) apresentados pela BNCC para esta área, apenas um deles não foi considerado totalmente importante pelo grupo, já em relação a sua aplicabilidade em sala de aula, e a Unidade Temática (UT) Vida e Evolução contabilizou o menor índice de OC trabalhados até o momento da pesquisa pelos docentes em suas turmas de anos iniciais.

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Biografia do Autor

Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha.

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências.  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2023-03-03

Como Citar

DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI, V. .; NUNES SEPEL, L. M. Mobilizando saberes de Ciências da Natureza da BNCC a partir de oficinas didáticas para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202323, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.61944. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/61944. Acesso em: 28 mar. 2024.