INTERGERACIONALIDADE SOCIOEDUCATIVA NA INTEGRAÇÃO DUM ADULTO DEFICIENTE NUMA RESIDÊNCIA PORTUGUESA (ESTUDO DE CASO)

Autores/as

  • Ernesto Candeias Martins INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO
  • Estela Mariza Antunes Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação

Resumen

Trata-se de um estudo qualitativo, que analisa a integração em um lar de idosos, numa vila portuguesa, de uma adulta com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID). O estudo aborda a inclusão institucional dessa cidadã deficiente, de modo a sensibilizar os técnicos para a tomada de decisões, no âmbito da intergeracionalidade e da gerontologia educacional, com a implementação de medidas de intervenção, que visem desenvolver suas competências básicas. São objetivos de fundamentação: conhecer o percurso de vida do sujeito em estudo e sua integração na instituição para idosos; investigar se essa valência do lar está preparada para receber indivíduos com DID; analisar as medidas adotadas para a inclusão de indivíduos adultos; estabelecer medidas que promovam uma verdadeira inclusão intergeracional (plano de intervenção). Identificaremos as barreiras arquitetônicas da instituição, a capacitação do quadro técnico para trabalhar com indivíduos adultos com DID e idosos, para além de propor medidas institucionais para a inclusão do sujeito em estudo. Construímos o percurso de vida da adulta realizando entrevistas semiestruturadas com o pessoal técnico do lar, o irmão e um amigo idoso, usando a técnica da análise de conteúdo (categorias), realizamos observações (documentais, naturais e participantes), registramos notas de campo e procedemos à triangulação de dados e metodologias. Propusemos um plano de intervenção com estratégias de inclusão, durante o semestre de 2014, para ajudá-la a se inserir ativamente na instituição e na escola anexa, estimulando-a a desenvolver competências e habilidades sociais, de modo a ser uma cidadã autônoma, participativa e incluída.

Palavras-chave: Inclusão. Dificuldade intelectual e desenvolvimental. Educação Especial.   Intervenção social. Lar residencial.

 

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Biografía del autor/a

Ernesto Candeias Martins, INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO

É doutor e mestre em Ciências da Educação, respectivamente pela Univ. Illes Balears (Palma de Mallorca –Espanha) e na Universidade Católica Portuguesa, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e em Pedagogia/Ciencias da Educação pela Universidade Pontíficia de Salamanca / Universidade de Lisboa – FPCE, docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco/Escola Superior de Educação do Dept.º UTC-CSH, (co) coordenador dos Mestrados em Educação do 1.º Ciclo, do 1.º / 2.º Ciclo, Intervenção Social Escolar e Educação Especial e do Curso de Licenciatura em Educação Básica na mesma instituição. É membro da SPCE (fundador), da Sociedad Española de Pedagogia, do Institut Estuds Catalans e coordenador da Secção de Filosofia da Educação da SPCE (2003---). Faz parte dos conselhos editoriais de várias revistas nacionais e estrangeiras. E consultor e avaliador de alguns Agrupamentos de Escola e de Centros de Formação de Professores. Faz parte, como membro efectivo, do centro de investigação - CeiEF da Universidade Lusófona de Lisboa. É autor e co-autor de vários livros e algumas centenas de artigos científicos de revistas nacionais e internacionais.

Estela Mariza Antunes Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação

Licenciada em Ensino básico e Mestre em Educação Especial, sendo professora de educação especial do quadro de zona na região de Coimbra. Tem participados em vários projetos e atividades no âmbito das crianças com necessidades educativas especiais.

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Publicado

2015-05-05

Cómo citar

MARTINS, E. C.; MARTINS, E. M. A. INTERGERACIONALIDADE SOCIOEDUCATIVA NA INTEGRAÇÃO DUM ADULTO DEFICIENTE NUMA RESIDÊNCIA PORTUGUESA (ESTUDO DE CASO). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 51–76, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/23969. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULO DE REVISIÓN