Leitura literária e ensino de língua francesa: formação de alunos do ensino médio do CAp-UFRJ

Auteurs

  • Larissa de Souza Arruda UFRJ
  • Luiz Carlos Balga Rodrigues UFRJ

Mots-clés :

Língua e literatura, Textos literários, FLE, Metodologias de ensino, Interculturalidade

Résumé

O terceiro ano do Ensino Médio é considerado um momento de desafios, tanto para docentes quanto para discentes, visto que é o ano de conclusão de um ciclo de vida dos alunos. Para os professores, também existe dificuldade, pois cabe a eles a responsabilidade de mediar ensinamentos, medos, incertezas, frustrações e superações. No caso da disciplina de língua francesa, esse desafio se intensificou quando a maioria das provas de acesso às universidades deixou de prever o idioma como opção de língua estrangeira, gerando desinteresse pelas aulas. Os obstáculos impostos naturalmente pelo terceiro ano e aqueles peculiares à nossa disciplina levaram o Setor de Francês do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ) a refletir sobre estratégias a fim de (re)motivar os alunos. Propusemos para o ano de 2017 três ateliês temáticos (música, literatura e cinema). Neste artigo, objetivamos apresentar o trabalho realizado entre junho e dezembro de 2017 com o grupo de ateliê de literatura, cujos planejamento e execução foram pensados com o intuito de trabalhar com a turma a leitura de textos literários e a criação de poemas a partir das leituras e discussões feitas em sala de aula. Faremos um resumo do histórico do uso do texto literário ao longo das metodologias de ensino de francês e faremos uma defesa da importância do uso da literatura na aula de língua. Por fim, apresentaremos algumas atividades realizadas e produções dos alunos, além de mostrarmos as avaliações feitas pelos alunos dessa experiência pedagógica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Larissa de Souza Arruda, UFRJ

Doutoranda e mestre em Estudos Linguísticos / Língua francesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Luiz Carlos Balga Rodrigues, UFRJ

Doutor. Professor Associado de Letras Francesas da Faculdade de Letras da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ.

Références

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Edipro, 2011.

BAHRAMBEIGUY, Mehri. Textes littéraires et documents authentiques: construire l’interculturel. Le français dans le monde, Paris, n. 387, p. 26-27, mai/juin. 2013.

BRAIT, Beth. Língua e literatura: uma falsa dicotomia. Rev. ANPOLL, n.8, p.187-206, jan./jun. 2000.

CADRE Européen Commun de Référence: Apprendre, enseigner, évaluer. Conseil de la Coopération culturelle comité de l’éducation. Division de langues vivantes. Strasbourg: Didier, 2001.

CERVERA, Roser. À la recherche d’une didactique littéraire. Synergies, China, nº 4, 2009,pp. 45-52. Disponível em: <https://gerflint.fr/Base/Chine4/cervera.pdf>. Acesso em: jan 2019.

CHAGAS, Valnir. Didática especial de línguas modernas. São Paulo: Ed. Nacional, 1979. (atualidades pedagógicas; v.68)

CUQ, Jean-Pierre; GRUCA, Isabelle. Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble: PUG, 2009.

DE ALMEIDA, M. do S. Literatura e ensino: perspectivas metodológicas. Rios Eletrônica- Revista Científica da FASETE, ano 8, n. 8, dez. 2014. Disponível em: <https://www.fasete.edu.br/revistarios/media/revistas/2014/8/literatura_e_ensino_perspectiva s_metodologicas.pdf> Acesso em: 23 mar. 2019.

DEBUS, E.; AZEVEDO, F.; DA SILVA, S. R. (orgs). Apresentação. TEXTURA: Literatura na educação básica: do texto literário ao ensino de literatura. v.21, n.45, jan/mar 2019. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/59359/1/Apresentac%CC%A7a%CC%83o%20dossier%20Textura.pdf>. Acesso em 23 mar. 2019.

FIÉVET, Martine. Littérature en classe de FLE. Paris: CLE International, 2013.

FRESNAY, Fannie. Un parcours d’apprentissage avec la littérature francophone. Le français dans le monde, Paris, n. 387, p. 38-39, mai/juin. 2013.

GALVÃO, A. L. M; DA SILVA, A. C. O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Letras&Letras. Uberlândia, v. 33, n. 2: O ensino da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal, p. 209-228, jul/dez 1017. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38630>. Acesso em: 23 mar. 2019.

HILST, Hilda. Cascos & Carícias & Outras Crônicas. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2002.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 12ª Ed., 2009.

KOCH, I. V., ELIAS, V.M.. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 3ª ed., 2010.

PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude – alguns contributos. Análise Social, vol. XXV (105-106), 1990 (1.°, 2.°), p. 139-165. Disponível em:<http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223033657F3sBS8rp1Yj72MI3.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2019.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. O ensino da literatura. In:NITRINI, SANDRA et al (org) Literatura, artes, saberes. São Paulo: ABRALIC – HUITEC, 2008.

PESSOA, Fernando. Prosa, Ricardo Reis. Lisboa: Editora Assírio e Alvim, 2003.

PINHEIRO-MARIZ, Josilene. O texto literário em aula de francês língua estrangeira (FLE). 2007. 284 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007.

_____. O desenvolvimento da competência intercultural em aula de francês língua estrangeira. In: PIETRARÓIA, C. M. C.; ALBUQUERQUE-COSTA, H. Leitura(s) em francês língua estrangeira. São Paulo: Editora Paulistana, 2014. (Série Enjeu). Vol. 2. p.87-111.

PRADO, Adélia. Excertos da conferência O poder humanizador da poesia. Revista Dominicana de Teologia - Centro de Estudos Superiores da Ordem dos Pregadores do Brasil. Janeiro/junho, 2009. Disponível em: <https://www.snpcultura.org/vol_o_poder_humanizador_da_poesia.html> Acesso em: 26 mar. 2019.

PUREN, Christian. Histoire des méthodologies de l'enseignement des langues. Paris: Nathan-CLE International, 1988.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, M. A.;

REZENDE, N. L. de.; JOVER-FALEIROS, R. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 17-34.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O Pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Agir Editora, 2005.

SERRANI, Silvana. Discurso e cultura na aula de língua: currículo – leitura – escrita. Campinas: Pontes editores, 2005.

TAGLIANTE, Christine. La classe de langue. Paris: CLE International, 2006.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Téléchargements

Publiée

2019-07-04

Numéro

Rubrique

Artigos do Dossiê