Itinerários de leitura na contemporaneidade: pedagogias e práticas leitoras na cultura digital

Auteurs

  • Sarah Suzane Bertolli UFG
  • Alexandre Ferreira da Costa Unicamp
  • Agostinho Potenciano de Souza UFMG

Mots-clés :

Leitura, Ensino, Discurso, Multiletramentos

Résumé

Este trabalho tem por tema a leitura no cenário da educação brasileira contemporânea, partindo da análise dos discursos didático-normativos e das práticas de linguagem em sala de aula vinculadas à educação básica. Objetiva-se verificar quais práticas para a formação de leitores são sugeridas nos documentos do Ministério da Educação (MEC) que norteiam o currículo e a prática docente. Para realizar este estudo, consideramos o objeto em sua perspectiva histórica e discursiva, refletindo sobre as transformações e regularidades dos conteúdos, estratégias, práticas, habilidades e expectativas de aprendizagem da leitura na escola, tendo em vista o recorte temporal dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), com análise documental e também revisão bibliográfica desse tema, à luz das teorias de Chartier (1999, 2011, 1988), Bakhtin (1979, 2011) e Rojo (2012). Constatamos que nessa contemporaneidade digital, na qual estamos imersos, a leitura está atrelada à perspectiva dos multiletramentos, e sua práxis pedagógica é enunciada em normativas partindo de teorias do texto e do discurso, as quais serão reconhecidas na BNCC, ainda que não estejam, nesse documento, devidamente creditadas. Concluímos que as práticas leitoras na cultura das tecnologias da comunicação e da informação tendem a ser mais fluidas, embasadas não em procedimentos estanques, mas em itinerários possíveis, aludindo à navegação – metáfora e também nomeação da leitura em rede, ou seja, realizada na internet.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sarah Suzane Bertolli, UFG

Universidade Federal de Goiás. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFG.

Alexandre Ferreira da Costa, Unicamp

Universidade Federal de Goiás. Docente do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFG. Pós-doutor em Linguística pela UnB. Doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp.

Agostinho Potenciano de Souza, UFMG

Universidade Federal de Goiás. Docente do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFG. Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG.

Références

BAKHTIN, M. Os Gêneros Discursivos. In: Bakthin, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

_____. M. & Voloshinov, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1979.

BERTOLLI, Sarah Suzane. O espaço da fruição literária na constituição do discurso pedagógico da leitura. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística). Programa de Pósgraduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2017. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6907/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20- %20Sarah%20Suzane%20Am%C3%A2ncio%20Bertolli%20Ven%C3%A2ncio%20Gon%C3%A7alv es%20-%202017.pdf>.

BOURDIEU, Pierre. Outline of a theory of practice. Cambridge e Melbourne: Cambridge University Press, 1977.

BRAIT, Beth. PCNs, gêneros e ensino de língua: faces discursivas da textualidade. In: ROJO, Roxane (org). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo:

EDUC, Campinas: Mercado das Letras, 2000. (Coleção As faces da Linguística Aplicada).

BRASIL. Ministério da Educação e da Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. MEC/SEF, 1997.

_____. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. Acesso em: 02 ago. 2018.

CHARTIER, Roger. Práticas de Leitura. Trad. Cristiane Nascimento. 5ª ed. São Paulo, Estação Liberdade, 2011.

_____. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução: Reginaldo Carmello Côrrea de Moraes. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

_____. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: DIFEL, 1988

CORSI, Solange. Formação literária em uma escola de tempo integral: novos modos de relação entre o jovem e os livros? (Tese. Doutorado – Estudos Linguísticos). Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2017. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6978/5/Tese%20-%20Solange%20da%20Silva%20Corsi%20-%202017.pdf>. Acesso em> 04 jul. 2018.

COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Petrópolis (RJ): Vozes, 2013.

DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes do fazer. Petrópolis (R.J): Vozes, 1994.

ECO, U. O leitor-modelo. In: _____. Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. São Paulo: Perspectiva, 2002, p. 35-49.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2006, p. 5 -60.

_____. Resposta a uma questão. In: _____. Ditos e Escritos IV: repensar a política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

_____. A Arqueologia do saber. 8ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

FRANCO, Malu Melo. A escola, 2015 In: Notas sobre uma escolha (blog). Disponível em:<https://notasobreumaescolha.wordpress.com/2015/05/19/a-escola/>. Acesso em: 01 ago 2018.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 51ª edição. São Paulo: Cortez, 2015.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 1989.

GARCIA, Júlio Cézar. O ensino médio integrado no Instituto Federal Goiano: a percepção de professores sobre os desafios e possibilidades para a consolidação da formação humana integral. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2017. Disponível em: <http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/3849/2/J%C3%9ALIO%20C%C3%89ZAR %20GARCIA.pdf?>.

KUENZER, Acácia Zeneida. Pedagogia da fábrica. 8. Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2007.

MARCUSCHI. Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

NOGUEIRA, Poliana Vieira. Do autor ao leitor: os processos que marcam o encontro das crianças e jovens com o livro. (Tese. Doutorado – Estudos Literários). Programa de Pósgraduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2017. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/7575/5/Tese%20-%20Poliane%20Vieira%20Nogueira%20-%202017.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2018.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. (Estratégias de Ensino, 29.)

SOUSA, Sandra Lopes. Construindo uma comunidade de leitores: seleção de obras e estratégias de leitura literária. (Dissertação. Mestrado). Programa de Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras. Universidade Federal de Uberlândia: Minas Gerais, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18427/1/ConstruindoComunidadeLeitores.pdf:. Acesso em: 04 jul. 2018.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

VEYNE, Paul. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

Téléchargements

Publiée

2019-07-04

Numéro

Rubrique

Artigos do Dossiê