ESTUDO SOBRE A TERMINOLOGIA DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: uma possibilidade para o controle de vocabulário

Autores

  • Glória Isabel Sattamini Ferreira
  • Martha E. K. Kling Bonotto
  • Regina Helena van der Laan
  • Sônia Elisa Caregnato

Palavras-chave:

TESAURO, GLOSSÁRIO, LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, TERMINOLOGIA

Resumo

Relato de um estudo sobre a terminologia da Literatura Infantil e Juvenil, tendo como corpus textual as obras do acervo do Centro Referencial de Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ) da FABICO/UFRGS. Parte da necessidade do estabelecimento do controle do vocabulário utilizado para efetuar a indexação do acervo deste centro. Tem como embasamento teórico a Teoria Comunicativa da Terminologia – TCT. Apresenta o percurso metodológico desde a coleta dos termos até a reunião da terminologia coletada em um glossário e sua representação sob a forma de um mapa conceitual. Estes gráficos facilitam a visualização das categorias e das relações da estrutura do tesauro, que se encontra em fase de pré-teste.

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Publicado

2007-04-04

Como Citar

Ferreira, G. I. S., Bonotto, M. E. K. K., Laan, R. H. van der, & Caregnato, S. E. (2007). ESTUDO SOBRE A TERMINOLOGIA DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: uma possibilidade para o controle de vocabulário. Informação &Amp; Sociedade, 17(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/829

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa