PREFÁCIO AO ESBOÇO DE UMA PHILOSOPHIE CONCRÈTE DE VLADIMIR JANKÉLÉVITCH
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i2.69161Palavras-chave:
Filosofia Francesa, Philosophie Concrète, Philippe Fauré-Fremiet, Filosofia ContinentalResumo
Tradução do prefácio de “Esquisse d'une philosophie concrète”, em que o professor da Universidade Sorbonne Vladimir Jankélévitch analisa a obra de Philippe Fauré-Fremiet ao longo de mais de vinte anos, destacando sua abordagem, especialmente em relação à memória. Fauré-Fremiet (1954) critica a tese bergsoniana do "fluxo de consciência" e propõe a ideia de recriação em vez de conservação no que tange a questão da memória. O autor francês destaca a concretude da filosofia de Fauré-Fremiet, que aborda a experiência vivida, a distinção dos universos de objetivação e a recusa em privilegiar o tempo absoluto. A análise modal de sistemas ambíguos revela influências de Gaston Bachelard e E. Minkowski. O texto conclui destacando a luta contra as pequenas mortes contínuas e a busca pela luz sempiterna, associando essa busca à bem-aventurança. No final do prefácio, a linguagem litúrgica é evocada para expressar a agonia cotidiana e a esperança de transcender para a vida.
Downloads
Referências
DAGEN, Philippe. Le Premier Artiste. In: Romantisme, Ano 1994, v.. 24, n. 84.
DUPRÉ, Rémi; D., R. Gabriel Fauré de Philippe Fauré-Frémiet. Le Monde, 01 out. 1957. Disponível em: https://www.lemonde.fr/archives/article/1957/10/01/gabriel-faure-de-philippe-faure-fremiet_2341466_1819218.html. Acesso em: 20 jan 2024.
FAURÉ-FREMIET, Philippe. Esquisse d'une philosophie concrète. 1. ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1954.
HILLAIRET, Jacques. Dictionnaire historique des rues de Paris. 7. ed. Éditions de Minuit, 1963. Vol. 1. Boulevard de Beauséjour, p. 167-168.
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. Préface. In: FAURÉ-FREMIET, Philippe. Esquisse d'une philosophie concrète. 1. ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1954. p. V-XI.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vladimir Jankélévitch; Paulo Henrique Fernandes da Silva Ferreira Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).