REPENSANDO O CÂNONE:

GÊNERO E ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • Thays de Lima Seiffert Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70220

Palavras-chave:

Cânone, Ensino de Filosofia, Gênero, Mulheres

Resumo

O presente artigo surge de uma reflexão sobre a necessidade de repensar o cânone filosófico, especialmente no contexto dos estudos de gênero no ensino de filosofia para a formação de professoras e professores. Busca-se uma compreensão mais aprofundada do impacto que o cânone exerce ao perpetuar uma abordagem filosófica tradicional nos cursos de filosofia. Para tal, foram utilizados dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para analisar o perfil das/os estudantes em relação às questões de gênero no ensino superior. Entende-se, a partir deste estudo, que é fundamental continuar investigando e refletindo sobre gênero e ensino de filosofia, pois os cursos de filosofia ainda parecem perpetuar desigualdades, tanto no corpo docente quanto no discente, bem como nas disciplinas ofertadas às/os estudantes, evidenciando a superficialidade das concepções de gênero e das práticas de formação.

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Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

GÊNERO, DECOLONIALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE