POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL

desafios e dilemas atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.33936

Palavras-chave:

Educação, Política de currículo, Formação em administração e gestão escolar

Resumo

Como se afirma no texto de Lima e Torres integrado neste dossiê, “A administração educacional constitui na atualidade uma área científica em expansão, com um notável dinamismo investigativo e uma crescente visibilidade social e política.” Apesar desse dinamismo e crescente visibilidade, persistem algumas ambiguidades quanto ao seu estatuto epistemológico e acadêmico, ambiguidades que se manifestam, como defende Barroso (2001, p. 8), não apenas na sua designação, “mas sobretudo nas suas origens, na sua identidade como disciplina e campo de estudos, no seu estatuto científico”. No que concerne à designação, regista-se alguma dispersão semântica, traduzida na diversidade de expressões utilizadas nos vários países para nomear esta área curricular e campo de estudos, de que são bons exemplos Portugal e o Brasil, dispersão refletida, desde logo, nos sentidos divergentes dos conceitos de administração, direção e gestão nos dois lados do Atlântico (ver a este propósito, entre outros: BARROSO, 1995; FALSARELLA, 2006; LÜCK, 2009; OLIVEIRA, 2002; SANDER, 2007).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Virgínio Sá, Universidade do Minho, Portugal.

Doutor em Educação pela Universidade do Minho e professor associado do Departamento de Ciências Sociais da Educação. 

Guilherme Rego Silva, Universidade do Minho, Portugal.

Doutor em Educação e professor auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Referências

BARROSO, João. Para uma abordagem teórica da reforma da administração escolar: a distinção entre direcção e gestão. Revista Portuguesa de Educação, v. 8, n. 1, p. 33–56, 1995.

BARROSO, João. Teorias das Organizações e da Administração Educacional. Relatório de Agregação. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 2001.

BRASSARD, Andrè. L’institutionnalisation du champ d’études de l’Administration de l’éducation: une Analyse Critique de l’Expérience Québécoise. Revue Française de Pedagogie, v. 130, p. 15–28, 2000.

CORREIA, José Alberto. Para Uma Teoria Crítica em Educação. Porto: Porto Editora, 1998.

FALSARELLA, Ana Maria. As origens da Administração Educacional. Revista Psicopedagogia Online, 2006.

GRIFFITHS, Daniel E. The Nature and Meaning of Theory. In: GRIFFITHS, DANIEL E. (Org.). Behavioural Science and Educational Administration. Chicago: The University of Chicago Press, 1964. p. 95–118.

HALPIN, Andrew W. The Development of Theory in Educational Administration. In: HALPIN, ANDREW (Org.). Administrative Theory in Education. New-York: The Macmillan Company, 1967. p. 1–19.

LIMA, Licínio C.; AFONSO, Almerindo Janela. The Promised Land: school autonomy, evaluation and curriculum decision making in Portugal. Educational Review, n. 2, p. 165–172, 1995.

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba/PR: Editora Positivo, 2009.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Mudanças na organização e na gestão do trabalho na escola. In: OLIVEIRA, DALILA ANDRADE; ROSAR, MARIA DE FATIMA FELIX (Org.). Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 125–143.

SANDER, Benno. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007.

SIMÕES, Graça Maria Jegundo. A auto-avaliação das escolas e a regulação da acção pública em educação. Sísifo: revista de ciências da educação, n. 4, p. 39–48, 2007.

WHITTY, Geoff. Autonomia da Escola e Escolha Parental: Direitos do Consumidor versus Direitos do Cidadão na Política Educativa Contemporânea. Educação, Sociedade & Culturas, v. 6, p. 115–139, 1996.

ZUNG, Acácia Zeneida Kuenzer. A teoria da administração educacional: ciência e ideologia. Cadernos de Pesquisa, v. 48, p. 39–46, 1984.

Downloads

Publicado

28-04-2017

Como Citar

SÁ, V.; SILVA, G. R. POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL : desafios e dilemas atuais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–7, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.33936. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/33936. Acesso em: 23 nov. 2024.