FORMAÇÃO DE PROFESSOR(ES)

ensino da arte para as relações étnico-raciais na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.54031

Palavras-chave:

ERER, Formação de Professores, Arte/educação, Infância, Educação Infantil

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a formação de professoras(es) que trabalham com a Educação Infantil, a partir da articulação entre o ensino da Arte e a Educação para as Relações Étnico-Raciais, como estratégia de apresentação de subsídios para uma prática de ensino da arte para as relações étnico-raciais e promoção de conteúdos da afirmação e da representatividade das identidades negras. Dialoga com autores como Munanga (2012), Cavalleiro (2003), Gonçalves e Silva (2000), Freire (2017), hooks (2013), Bazílio e Kramer (2011) ao refletir sobre a história e a atualidade das crianças negras. Finaliza propugnando que essas articulações são fundamentais na formação de professores que trabalham com/na Educação Infantil, pois a escola deve ser lócus de reflexão para a promoção de ações pedagógicas que possibilitem (re)pensar os caminhos para a equidade.

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Biografia do Autor

Margarete Sacht Góes, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professora de Magistério Superior da Universidade Federal do Espírito Santo.

Tatiana Gomes Rosa, Prefeitura Municipal de Serra e Prefeitura Municipal de Vitória, Brasil.

Mestra em Relações Étnico-Raciais e professora de Ensino Básico na Prefeitura Municipal de Serra e na Prefeitura Municipal de Vitória.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

GÓES, M. S.; ROSA, T. G. . FORMAÇÃO DE PROFESSOR(ES): ensino da arte para as relações étnico-raciais na Educação Infantil. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–13, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.54031. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54031. Acesso em: 12 nov. 2024.