BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
processo de construção e concepções norteadoras
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57113Palavras-chave:
Neoliberalismo, Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil., Políticas CurricularesResumo
Neste artigo objetivamos analisar o processo de construção e as concepções norteadoras da Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil (BNCCEI). Para tanto, contextualizamos o papel assumido pelo ideário neoliberal nas políticas educacionais, fazendo uma leitura crítica acerca da adoção de um currículo nacional para educação infantil e destacando, então, a especificidade da ação pedagógica. No tocante à metodologia, optamos pela abordagem qualitativa conjugada com a pesquisa documental. Constata-se que a conjuntura política em que se deu o processo de elaboração e aprovação da BNCCEI evidenciou tanto as disputas e correlações de forças entre concepções distintas de educação e currículo, quanto a hegemonia da classe detentora do capital, que subordina a educação pública à lógica do mercado. Em relação à versão final do referido documento, o foco está no desenvolvimento de competências, prevalecendo a lógica prescritiva dos objetivos de aprendizagem. Por fim, destaca-se que as propostas curriculares precisam ser construídas com a participação efetiva dos que pensam/fazem a instituição, a fim de que possibilitem a tessitura de um projeto pedagógico em torno dos interesses e necessidades das crianças.
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