BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

processo de construção e concepções norteadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57113

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil., Políticas Curriculares

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar o processo de construção e as concepções norteadoras da Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil (BNCCEI). Para tanto, contextualizamos o papel assumido pelo ideário neoliberal nas políticas educacionais, fazendo uma leitura crítica acerca da adoção de um currículo nacional para educação infantil e destacando, então, a especificidade da ação pedagógica. No tocante à metodologia, optamos pela abordagem qualitativa conjugada com a pesquisa documental. Constata-se que a conjuntura política em que se deu o processo de elaboração e aprovação da BNCCEI evidenciou tanto as disputas e correlações de forças entre concepções distintas de educação e currículo, quanto a hegemonia da classe detentora do capital, que subordina a educação pública à lógica do mercado. Em relação à versão final do referido documento, o foco está no desenvolvimento de competências, prevalecendo a lógica prescritiva dos objetivos de aprendizagem. Por fim, destaca-se que as propostas curriculares precisam ser construídas com a participação efetiva dos que pensam/fazem a instituição, a fim de que possibilitem a tessitura de um projeto pedagógico em torno dos interesses e necessidades das crianças.

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Biografia do Autor

Ivanilda Dantas de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Pedagoga da Universidade Federal de Campina Grande.

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Professor Visitante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

OLIVEIRA, I. D. de .; DIAS, A. A. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL : processo de construção e concepções norteadoras. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–10, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57113. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57113. Acesso em: 26 dez. 2024.