OS IMPACTOS DA BNCC NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E NOS PROJETOS EDUCATIVOS DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58092

Palavras-chave:

Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Currículo

Resumo

Este artigo faz uma análise dos possíveis impactos da BNCC na proposta pedagógica e curricular das escolas do campo, principalmente das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). É fruto das discussões com as Escolas Famílias do Piauí, através do Projeto de Extensão: “Educação do Campo e Pedagogia da Alternância”, desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI). As reflexões coletivas desenvolvidas acerca dos princípios políticos e pedagógicos que fundamentam a Base Nacional, em diálogo com os pressupostos teóricos e epistemológicos da Educação do Campo, apontam que a BNCC traz inúmeros desafios à consolidação da política de educação do campo, uma vez que, concentra-se no desenvolvimento de competências e habilidades atreladas aos interesses do capital, em detrimento de uma sólida formação teórico-prática que favoreça a compreensão crítica da realidade. Além disso, propõe um currículo associado à reprodução de conhecimentos deslocados dos territórios e contextos dos educandos e educadores, bem como, da diversidade de saberes e práticas culturais construídas historicamente pelos camponeses.

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Biografia do Autor

Elmo de Souza Lima, Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Doutor em Educação e Professor da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

09-06-2021

Como Citar

LIMA, E. de S. . OS IMPACTOS DA BNCC NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E NOS PROJETOS EDUCATIVOS DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–16, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58092. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/58092. Acesso em: 2 nov. 2024.