POLÍTICAS CURRICULARES EM TEMPOS NEGACIONISTAS

atuações, enfrentamentos e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.59121

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Neoconservadorismo, Neoliberalismo

Resumo

O texto apresenta artigos organizados a partir de reflexões, desafios, ressignificações sobre as políticas curriculares atuadas em tempos negacionistas.  A indicação inicial sobre a centralidade do currículo no contexto neoconservador e neoliberal norteia as discussões dos autores sobre as possiblidades de Currículos Inclusivos, Violências Epistêmicas, Identidade Brasileira, Perspectivas Decoloniais,   Teoria Etnoconstitutiva, Políticas Avaliativas, Centralização Curricular, Cotidianos do Ensino de Educação Física, Educação de Jovens e Adultos em tempos pandêmicos, Jazz e  Cinema como possibilidades de novos arranjos curriculares, Reforma do Ensino Médio, Política de Homogeneização Nacional – diversos olhares para a Base Nacional Comum Curricular, além do ensaio sobre a Ocupação do Ensino Remoto para Dinamização Didático-curricular. Espera-se que os textos aqui reunidos contribuam para o debate sobre as políticas curriculares (neo)conservadoras e suas formas de enfrentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cláudia Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Professora do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação, Campus I, da Universidade Federal da Paraíba.

Angela Cristina Alves Albino, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e professora do Centro de Ciências Agrárias, Campus II, da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

APPLE, Michael W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

FÁVERO, Altair Alberto; TREVISOL, Marcio Giust. Quando a educação se torna um negócio: ideologia neoliberal na educação e a cristalização do novo senso comum pedagógico. Educação Unisinos, v.24, 2020.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. O neoliberalismo em ata que ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

HONORATO, Rafael Ferreira Souza; RODRIGUES, Ana Claudia da Silva.; ALBINO, Angela Cristina Alves. Educação Integral no Sistema Socioeducativo: o currículo como redes de significações discursivas. Teias (Rio de Janeiro), v. 20, 2019. p. 334-350. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.47463. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/29313.

RODRIGUES, A. C. S. Escola Cidadã Integral: proposições curriculares para jovens do Ensino Médio. Revista Espaço do Currículo, v. 12, n. 1, jan./abr. 2019. p. 139-152. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983--1579.2019v12n1.41984. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41984.

RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; HONORATO, Rafael Ferreira de Souza. Redes de política de educação integral da Paraíba: fluxos e influências neoconservadoras e neoliberais. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–32, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.21782. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21782. Acesso em: 18 abr. 2021.

SILVA, Arthur Carlos; NASCIMENTO, Ana Iris do Nascimento; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. Relatos de pesquisa em Educação de Tempo Integral: desafios para a efetivação de uma proposta freireana. In: LOPES, Eduardo Jorge; AMORIM, Roseana Maria do (org.). Paulo Freire: culturas, ética e subjetividade no ensinar e aprender. 1. ed. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018. p. 175-198.

Downloads

Publicado

18-04-2021

Como Citar

RODRIGUES, A. C. S.; ALVES ALBINO, A. C. POLÍTICAS CURRICULARES EM TEMPOS NEGACIONISTAS: atuações, enfrentamentos e desafios. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–8, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.59121. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/59121. Acesso em: 21 nov. 2024.