PERCURSOS DA SOCIOLOGIA NOS CURRICULOS DO ENSINO MEDIO NO BRASIL

o que dizem professores e alunos?

Autores

  • Maria das Dôres Sousa Universidade Federal do Piauí, Brasil.
  • Maria Alveni Barros Vieira Universidade Federal do Piauí, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.35495

Palavras-chave:

Disciplina de Sociologia., Ensino médio., Currículo., Professor., Aluno.

Resumo

O presente artigo faz parte de um projeto de pesquisa, em fase conclusiva e tem como objetivo contribuir com o debate da Sociologia no ensino médio, a partir dos dizeres dos professores e alunos participantes deste estudo.  A imersão no campo empírico se constituiu na análise documental e aplicação de questionário. Os resultados apresentados foram obtidos por meio de uma metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico que nos possibilitou construir um breve histórico da institucionalização da disciplina de Sociologia no currículo do ensino médio no Brasil. Em seguida fomos buscar nos dizeres dos professores e alunos pesquisados, elementos para uma a compreensão da institucionalização da Sociologia nos currículos das escolas do ensino médio brasileiro. Finalizando, apontamos elementos conclusivos do estudo que assinalam possíveis contribuições da Sociologias para a formação da percepção crítica dos alunos sobre a sociedade, os grupos, as leis e direitos, contribuindo assim, para a formação da cidadania dos jovens educandos do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria das Dôres Sousa, Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professora Associado II da Universidade Federal do Piauí.

Maria Alveni Barros Vieira, Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professora titular da Universidade Federal do Piauí.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei 9394/96. Brasília, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, MEC – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2000, v. 4. Censo. 2006.

BARDIM, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Rego e Augusto pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

CARVALHO, Lejeune Mato Grosso Xavier. A trajetória histórica da luta pela introdução da disciplina de sociologia no ensino médio no Brasil. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso Xavier de. Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 17-60.

COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

DAMASCENO, Maria Nobre. Trajetória da juventude: caminhos, encruzilhadas, sonhos e expectativas. In: DAMASCENO, Maria Nobre et al. (Org.) Trajetórias da juventude. Fortaleza: LCR, 2001. p. 09 - 24. (Coleção Diálogos Intempestivos).

FERREIRA, Fátima Ivone de Oliveira. Juventude e tempo presente: a contribuição da sociologia como disciplina escolar. In: In: FIGUEIREDO. André Videira; OIVEIRA, Luiz Fernandes de; PINTO, Nalayne Mendonça. (Orgs). Sociologia na Sala de aula: reflexões e experiências docentes no estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2012.

FRANCO, Maria Loura Barbosa. Análise de conteúdo 3. Ed. Brasília: Liber Livro, 2008. (Coleção Série pesquisa, v. 6).

OLIVEIRA, Dalta Motta. A prática pedagógica dos professores de Sociologia: entre a teoria e a prática. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –

Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2007.

PINTO, Umberto de Andrade. O papel e os desafios da educação básica no Brasil. In: PIMENTA Garrido Selma; PINTO, Umberto de Andrade. (Orgs). O papel da escola pública no Brasil contemporâneo. 1. Ed São Paulo: Luyola, 2013.

SANTOS, Mário Bispo. A sociologia no contexto das representações do ensino médio. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso Xavier de. Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 131-180.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. O ensino de sociologia: insulamento e invisibilidade de uma disciplina. In: FIGUEIREDO. André Videira; OIVEIRA, Luiz Fernandes de; PINTO, Nalayne Mendonça. (Orgs). Sociologia na Sala de aula: reflexões e experiências docentes no estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 1012.

SILVA, Ileize Luciana Fiorelli. A sociologia no ensino médio, conteúdos e metodologias: perfil no primeiro ano de implantação nas escolas de Londrina e região. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2008.

SILVA, Ileize Luciana Fiorelli. O ensino das ciências sociais/sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. Coleção Explorando o Ensino Sociologia. v. 15. Brasília: Ministério da Educação Brasil, 2011. p. 15-60.

SOUSA, Maria das Dôres. Contribuição da sociologia como disciplina escolar no ensino médio. In: Caminhos da pós-graduação em educação norte e nordeste: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais. XXPENN. 2014, Natal, Anais. Natal, 2014. P.

SOUSA, Maria das Dôres. Identidade e Docência: o professor de sociologia do ensino médio. Curitiba: Appris, 2016.

TOMAZINI, Daniela Aparecida; GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Sociologia no ensino médio: historicidade e perspectiva da ciência da sociedade. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso Xavier (Org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 197-218.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

SOUSA, M. das D.; VIEIRA, M. A. B. . PERCURSOS DA SOCIOLOGIA NOS CURRICULOS DO ENSINO MEDIO NO BRASIL: o que dizem professores e alunos?. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 484–493, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.35495. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.35495. Acesso em: 18 abr. 2024.