REUNI E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR

o caso do curso de Pedagogia da UFAL-Campus Arapiraca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.33777

Palavras-chave:

REUNI, Flexibilização Curricular, Curso de Pedagogia

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre a experiência formativa da primeira turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus Arapiraca. O referido curso apresenta uma estrutura curricular flexibilizada em Troncos de Conhecimento, obedecendo ao princípio economicista do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) de expandir a educação superior pública por meio do melhor aproveitamento das estruturas física e humana das universidades federais, oferecendo, aos seus graduandos, um itinerário formativo diferenciado. Objetiva-se, pois, analisar o processo de implementação da flexibilização curricular no curso de Pedagogia da UFAL-Campus Arapiraca e refletir, por meio da análise de conteúdo, como gestores, professores e alunos da primeira turma do referido curso se apropriaram, em suas respectivas práticas, desse formato curricular flexibilizado. Palavras-chave: REUNI. Flexibilização Curricular. Curso de Pedagogia.

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Biografia do Autor

Lavoisier Almeida Santos, Universidade Federal de Alagoas, Brasil.

Doutor em Linguística e Literatura pela Universidade Federal de Alagoas e Professor de Língua Portuguesa pela rede Estadual de Sergipe e de Alagoas.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

SANTOS, L. A. REUNI E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: o caso do curso de Pedagogia da UFAL-Campus Arapiraca. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 11, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.33777. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v3n11.33777. Acesso em: 18 jul. 2024.